Junho é tempo de São João – e melhor ainda se for de São João Literário! Arinos (MG) e Camaçari (BA) foram dois municípios que deram show e transformaram suas festividades em verdadeiros eventos culturais, numa programação repleta de música, teatro, poesia e práticas literárias.
Em Arinos (MG), município em que o IBS tem parceria com a Newave Energia, o evento aconteceu na praça principal da cidade no dia 14 de junho, contando com participação de escolas de toda a rede municipal. Trabalhando o tema “Guimarães Rosa, a poesia de um mestre da prosa”, a Secretaria de Educação mobilizou um grande palco na praça do Coreto, que ganhou cores, sons e muita valorização cultural nas apresentações protagonizadas pelos estudantes.
De acordo com Marli Fonseca, secretária de Educação, a iniciativa foi abraçada com muito entusiasmo por todos da rede, que se empenharam desde os primeiros ensaios para a apresentação da quadrilha literária. “Foi uma experiência fantástica! Uma oportunidade de experimentarmos a literatura de uma maneira diferente. Pensamos em cada detalhe, com muito carinho e muito zelo pedagógico. O IBS tem sido uma inspiração com os projetos e podemos perceber a grandiosidade da criatividade dos nossos alunos e professores e a satisfação no olhar de cada um por participar desse momento”, ressaltou.
Para a estudante Gleice Kelly Rodrigues, a iniciativa permitiu que a turma conhecesse mais sobre as obras e escritores locais. “Achei muito divertido e importante esse projeto. Dançamos quadrilha e aprendemos mais ainda sobre a importância da leitura e dos autores”, destacou.
Já em Camaçari (BA), que conta com as parcerias da Sotreq e da Copenor, a culminância do São João Literário foi realizada no dia 12 de junho na Escola Municipal Prof.ª Laurita Souza Ribeiro, em evento aberto para participação de toda a comunidade escolar. Com o tema “Uma viagem pela cultura antirracista”, a escola preparou diversas atividades envolvendo desde contação de história, poema, poesia cantada, biografia, quadrilha junina, até encenação teatral e coreografias com participação de todas as turmas. Os estudantes participaram ainda de um concurso literário dividido nas categorias de quadrinha, adivinhas, poema, cordel e trava-língua.
Segundo Sabrina Gomes, diretora da escola, os estudantes se engajaram desde a preparação até as produções textuais propostas nas atividades, colocando em prática todo o aprendizado das oficinas práticas de Arte e Cultura que foram mobilizados nas ações presenciais na escola. “Os alunos gostaram muito da edição do ano passado e pediram bis esse ano. Foi um show de apresentações e as famílias tiveram a oportunidade de prestigiar seus filhos, com certeza foi um evento lindo com eles protagonizando do início ao fim”, destacou. Durante o evento, a escola recebeu também a doação de dois projetores para serem utilizados nas atividades pedagógicas.