Oficinas práticas em Arinos (MG) com mediação de leitura no bosque literário inaugurado na escola

Outras notícias

NotíciasOficinas práticas em Arinos (MG) com mediação de leitura no bosque literário...

semana de oficinas práticas do Instituto Brasil Solidário, desembarcou em Arinos (MG),  nos dias 10, 11 e 12 de setembro, levando para a rede municipal de ensino novas oportunidades de potencializar o desenvolvimento e as habilidades dos alunos. A jornada envolveu desde oficinas de Teatro (com Dança), Teatro do Bonecos, Oficinas Criativas, Música com Contação de Histórias, Fotografia, Leitura e Desenho e Pintura, até a doação do acervo de 500 livros e 3 máquinas fotográficas para as atividades com os alunos.

Contando com a parceria com a Newave Energia, para além das oficinas práticas, a Escola João Gontijo, escolhida como sede das atividades, recebeu também a construção de novos espaços, além de melhorias estruturais em todo o espaço escola. 

A Oficina de Mediação de Leitura, contou com um acolhimento ainda mais especial com a entrega dos espaços literários na escola. As atividades da oficina foram realizadas já na nova biblioteca e no bosque literário construído em espaço aberto, com toda a estrutura para os alunos apreciarem a leitura ao ar livre, caminhando por entre as casinhas de madeira repletas de livros, com bancos e mesas de madeira abraçando as práticas da leitura. 

A turma participou de momentos de contação de histórias, de pintura e leitura debruçados nos banquinhos do bosque literário e ainda toda a prática da organização do acervo da biblioteca, que durante a semana de formação, já estava com acervo doado para a escola e seu ambiente preparado com almofadas, aventais e tapetes literários, junto a pintura artística inspirada nas obras de Guimarães Rosa. 

Segundo a educadora Celma Barbosa, a formação trouxe diversas ideias que podem ser mobilizadas aproveitando todo o espaço entregue pelo projeto. “Estou com várias ideias que quero colocar em prática com os alunos. Esse trabalho com os poemas, o brincar com as palavras, algumas que nem sabemos o significado e dão margem para trazermos o lúdico nas atividades. Já estou imaginando nossas rodas de leitura no Bosque literário, que tem até um parquinho, então é um mundo encantado para os alunos”, disse. 

Confira o vídeo da ação:

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Artigo anterior
Próximo artigo
Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares