Oficina de Mediação de Leitura inspira educadores de São Luis (MA)

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Nosso primeiro passo das ações presenciais em São Luis (MA) contou com uma programação repleta de boas práticas na Oficina de Mediação de Leitura, realizada dos dias 28 a 30 de agosto, com formação de turmas diferentes em cada turno, abrindo diálogo com seis turmas diferentes de educadores da região. Apresentando os vários projetos e programas literários que podem ser realizados dentro e fora de sala de aula, as atividades chegam ao município a partir da parceria do IBS com o Grupo Ultra e suas empresas Ultragaz e Ultracargo, com foco em fortalecer ações continuadas de valorização da arte e cultura dentro das propostas pedagógicas curriculares. 

Reforçando sempre a importância do papel do mediador, a formação trouxe orientações e dicas pedagógicas para fomentar as atividades na escola, refletindo sobre as condições que levam uma pessoa a se tornar leitora, especialmente diante da complexidade e diferenças existentes no Brasil. 

Foi reforçada também a importância das ações de mediação da leitura em todas as etapas da educação básica, começando pela primeira infância. Seja por meio da escola, da família ou na biblioteca, todas as oportunidades de práticas e ações literárias devem ser aproveitadas e exploradas. Rodas de leitura, contação de história, indicação das obras literárias e leitura em voz alta realizada pelo professor-mediador são exemplos de comportamento leitor. 

Para a educadora Cilene Rodrigues, o encontro apresentou um leque de oportunidades de inovar em sala de aula com as práticas literárias, dando espaço para os alunos serem protagonistas nas atividades. “A formação foi bastante inovadora e muito rica em conhecimentos sobre leitura. Nosso cérebro tem várias gavetinhas e a gavetinha do conhecimento hoje foi muito enriquecida. Aprendi como apresentar um livro da forma correta e esse momento contribui muito para entendermos a importância do incentivo à leitura”, ressaltou. 

Segundo a formadora Zenaide Campos, “dialogamos muito sobre a importância do comportamento leitor do mediador pois, a mediação não se encerra na prática desenvolvida. Nós mediadores da leitura literária somos pontes entre o livro selecionado e o leitor. Nesta ação de mediação acontece a formação do leitor literário indo ao encontro dos interesses do leitor como passaporte para novas leituras, interpretações e desdobramentos”. 

Com atividades práticas já iniciadas na oficina, os professores participaram de leituras mediadas na modalidade da leitura em voz alta de obras que estão no acervo IBS doado para a escola, como: 

  1. Os Invisíveis de Tino Freitas e Odilon Moraes da Editora Companhia das Letrinhas 
  1. Lá e Aqui de Carolina Moreyra e Odilon Moraes da Editora Pequena Zahar 
  1. Direitos do Pequeno Leitor de Patricia Auerbach e Odilon Moraes da Editora Companhia das Letrinhas 
  1. Um dia um rio de Leo Cunha e André Neves da Editora Pulo do Gato 
  1. Narrativas Preferidas de um contador de histórias de Ilan Brenman e Fernando Vilela, da Editora Melhoramentos 
  1. Alguns medos e seus segredos de Ana Maria Machado e Alcy Linhares da Editora Global 

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação IBS

Telefone: (85) 9 99227266

 

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Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

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