Celma Alves da Silva é professora da educação Infantil da rede municipal de Ibitiara (BA). Atualmente ocupando o cargo de diretora pedagógica, ela conheceu o Instituto Brasil Solidário em 2013, quando atuava como coordenadora pedagógica, foi mobilizada para participar da Oficina de Música nas escolas José Pereira de Araújo e Manoel Pedro de Oliveira. “As aprendizagens dos estudantes nas oficinas foram muito potencializadoras e estimulantes, colocando os talentos e protagonismo de nossos adolescentes para aflorar”, relembra ela.
Em 2015 e 2016, agora atuando como supervisora técnica dos Anos Finais, ela pôde acompanhar mais de perto as ações da jornada pedagógica e a multiplicação dos aprendizados das oficinas nas demais escolas da rede. Nos anos seguintes ela retornou à sala de aula e usou seus aprendizados de Educação Ambiental para trabalhar a horta sustentável de plantas medicinais na escola. “Os estudantes estudaram as plantas medicinais africanas, aprenderam sobre os benefícios de algumas e fizemos o plantio. Cada mãe recebeu ao final uma muda das plantas estudadas para o plantio em suas casas”, orgulha-se.
Quando os jogos Piquenique e Bons Negócios chegaram a Ibitiara, na primeira expansão feita em 2019, Celma desconfiou que os jogos não fossem voltados para sua prática pedagógica, mas, través de algumas adaptações, foi possível realizar o trabalho com crianças. Aos poucos, ela foi percebendo que os jogos – especialmente o Piquenique – se estendia para muito além da sala de aula. “Jogávamos quinzenalmente com as crianças e algumas mães e funcionárias da escola voluntárias”, lembra.
Em 2022, na função de supervisora técnica dos Anos Iniciais e depois secretária de educação, iniciou uma jornada de reuniões com gestores escolares. Foi ali que sua história se cruzou com a do IBS de novo. Os cursos do EaD eram exatamente o que ela buscava. “Pelo planejamento da SEMEC, a ideia inicial era realizar os cursos para encontrar estratégias de multiplicação das ideias lançadas na formação dos coordenadores, buscando mais técnicos, diretores e coordenadores para realizarem e apoiar na disseminação nas escolas. Quando fiz os cursos de Educação financeira e Educação ambiental, foi um divisor de águas para as próximas ações em rede municipal”, explica.
O resultado veio este ano: o aprendizado no EaD serviu de base para a jornada pedagógica, em que os temas dos cursos foram discutidos com a equipe de diretores e coordenadores. Ela explica: “a Educação Ambiental esteve presente em todas as escolas. Com o apoio das duplas gestoras, buscamos efetivar as práticas no chão da escola. Todas as escolas realizaram projetos e sequências didáticas dentro da temática no primeiro e segundo trimestre letivo de 2024”.
Seguindo o lema do aprendizado contínuo, Celma finaliza: “seguirei planejando, sonhando, realizando e acompanhando e mobilizando constantemente a nossa rede na colaboração da Secretaria de Educação de Ibitiara e demais colaboradores dentro e fora do contexto escolar, para que as reflexões geradas no contexto desta parceria sigam alimentando práticas dentro do nosso currículo municipal. Minha gratidão por essa parceria, com imensuráveis aprendizagens e afetivos encontros pedagógicos”.