Na semana do Meio Ambiente, entre os dias 5 e 7 de junho, o Instituto Brasil Solidário desembarcou em São Luís (MA) para uma nova jornada de oficinas práticas do Programa de Desenvolvimento da Educação, em projeto financiado pelo Instituto Ultra e outras em presas do grupo, como Ultragaz e Ultracargo.
Desenho, dança, cliques, pinceladas, teatro, cidadania e tantas outras ações movimentaram o dia a dia dos alunos da Escola UEB Rosália Freire, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
A programação artística teve formações em Teatro, Dança, Leitura, Teatro de Bonecos, Fotografia e Desenho e Pintura, valorizando a cultura local e toda a riqueza do Bumba Meu Boi e das quadrilhas de São João. Já as Oficinas Criativas trabalharam a interdisciplinaridade, através de jogos educativos, sustentabilidade e introduzindo o tema da cidadania (leia mais na página XX).
O impacto no desenvolvimento integral dos alunos, o estímulo à criatividade e expressão, o fomento à autoconfiança e autoestima e a inclusão e a diversidade são apenas algumas das muitas habilidades desenvolvidas através das formações. “As oficinas vieram trazer um novo olhar na autoestima, na criatividade e despertar nas habilidades dos nossos alunos”, destacou a diretora da escola Ioneide Ferreira de Sousa Barbosa.
Só no Maranhão o IBS já alcança 93.583 alunos, 5.480 docentes, 364 escolas de 5 municípios. E seguiremos nessa missão. “O professor Micharlany está reunindo todas as sextas-feiras as equipes que foram formadas com os alunos. Tem sido bastante produtivo, os alunos estão com entusiasmo para ajudar a escola na condução de suas ações.” – Ioneide Ferreira de Sousa Barbosa, diretora da UEB Rosália Freire