Nazareno Carlos Loiola é professor, ambientalista e superintendente do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos do Sertão de Inhamuns (CPMRS-SI). O Consórcio já tinha um plano de Educação Ambiental, mas faltava uma estratégia para realizar a integração dos municípios de toda região, incluindo todas as escolas municipais.
“Enquanto professor da rede de ensino de Parambu (CE), refletia o porquê de trabalhar a temática ambiental de forma superficial e apenas em datas específicas. Sempre tive a inquietude de buscar a trabalhar a educação ambiental nos municípios consorciados de modo permanente e que primasse pela intersetorialidade. Eu sabia que esse objetivo era audacioso, pois é um território grande, com uma população de aproximadamente 135 mil habitantes”, explica.
Ao saber que o IBS ofertava diversos cursos EaD, dentre eles o de Educação Ambiental, já quis logo se matricular, mas percebeu que era preciso fazer o curso de Educação Financeira antes, pois esta é a porta de entrada para municípios parceiros. A princípio, Nazareno estranhou, mas encarou o desafio e descreve essa experiência como uma “virada de chave”.
“Já na reunião de apresentação, percebi quão rica era a metodologia do IBS. Um atendimento humanizado, cheio de valores e princípios e que de fato estimulava a superação dos desafios da nossa sociedade com soluções sustentáveis e um assumir de compromissos mútuos. O curso de Educação Financeira mudou visões e concepções dos educadores e repercutiu nas salas de aula, na família e com gestores das escolas e secretarias nos encontros pedagógicos”, encanta-se.
Mais do que ajudar na consciência financeira, ele percebeu diversas conexões do tema com as questões ambientais. “Sabemos que a causa da geração de tanto lixo e seus malefícios é a cultura do consumismo e do descartável e, através da educação financeira e a utilização dos jogos, vem se construindo um novo jeito mais responsável e coerente de se viver”, explica.
Feito o curso de EF, foi a vez do curso de Educação Ambiental e, enfim, sua luta ambiental ganharia um novo impulso, com a parceria do IBS com o Consórcio. Em sua missão de trabalhar a gestão integrada de resíduos, o Consórcio fechou o ano de 2023 com mais de 8 mil alunos atendidos em três municípios. A parceria seguiu se expandindo e foi amplamente divulgada no Fórum de Superintendentes do Ceará. Hoje já são mais de 40 municípios integrados.
Para além da efetivação do plano e dos ganhos ambientais, a parceria trouxe uma nova visão para a rede de ensino e para as lideranças no sertão de Inhamuns.
“Agora, em Arneiroz, soube de uma criança do ensino fundamental que estava economizando, orientando os pais a fazerem o mesmo e apresentava dicas de como cuidar dos recursos naturais de forma responsável e dar um destino correto para o lixo. Esse relato emociona, pois olhamos para o futuro com a esperança de que essas práticas se tornarão uma nova cultura e que prima pela qualidade de vida em todo o território”, finaliza.