Minha História IBS: Maria Lisboa Sousa e a transformação da escola de Croas (Barreirinhas-MA)

Outras notícias

NotíciasMinha História IBS: Maria Lisboa Sousa e a transformação da escola de...

Para quem é de Barreirinhas, Maria do Bom Parto Lisboa Sousa até demorou para ter o seu primeiro contato com o IBS. Isso só ocorreu em julho de 2021, quando ela se tornou gestora da Escola Antônio Diniz, na comunidade de Croas (Barreirinhas-MA), e recebeu o contato para falar sobre a organização do Dia das Crianças daquele ano e perceber que os projetos que já estavam implementados na escola vinham justamente do Instituto. 

“Através de projetos como o 30 Minutos pela Leitura, São João literário, o jogo Piquenique e os cursos EaD, e com mais a nossa história da escola na comunidade local, tudo isso nos despertou pela busca ativa de alunos evadidos”, diz ela. Ainda eram os tempos difíceis da pandemia da Covid-19, mas mesmo com todas as restrições, as crianças puderam sonhar naquela data tão especial. 

Formada em Pedagogia e com pós em Alfabetização e letramento, e também em Educação Especial, ela sabe o valor e o impacto que a Educação Infantil tem na vida das crianças. Foi a experiência de professora na comunidade Manoelzinho que ela trouxe para a comunidade de Croas. “O nosso grupo escolar sempre tem um olhar diferenciado para trabalhar com metodologias que despertam as curiosidades, conhecimentos além de desenvolvimento cognitivo dentro da escola, e trazendo a comunidade para participar”, explica. 

Um ano depois, mais especificamente no dia 14 de outubro de 2022, ela e sua equipe receberam o Intercâmbio Solidário*. Essa era a sua primeira experiência presencial com IBS, após a reabertura das escolas em todo o País. Ver seus alunos brincando, correndo, lendo e sorrindo a fez perceber o impacto positivo que esse projeto traz para a escola. 

“Foi naquele momento que percebi a grandeza de conhecimentos de quanto o IBS faz a diferença dentro da comunidade escolar e local. Uma educação de oportunidades que se preocupa com o ensino/aprendizagem dos professores e das crianças”, avalia. 

Mas o melhor ainda estava por vir. Em novembro de 2024 foi inaugurada a tão sonhada Biblioteca “Seu” Luis Salvatore (leia nas páginas 10 e 11 desta edição), iniciando um novo capítulo na história da Escola Antônio Diniz, com diversas atividades de leitura já promovidas neste final de ano. Maria acredita que “a biblioteca vai contribuir ainda mais no ensino/aprendizagem, com acesso aos livros para o desenvolvimento dos projetos de forma lúdica”.  

Foram três anos intensos e o trabalho continua trazendo muitas novas perspectivas para o futuro. “O IBS ampliou meu leque de conhecimentos através dos projetos e dos cursos EaD. O município ganhou uma ponte inovadora transformando um novo olhar em rumo à educação. A importância que tudo isso teve na minha vida profissional e pessoal foi enorme”, finaliza. 

* Intercâmbio Solidário é um projeto que tem a proposta de levar estudantes do Ensino Médio privado de São Paulo para uma semana de trabalhos e imersão cultural em Barreirinhas. No programa, a Escola Antônio Diniz sedia o “Dia das Crianças”, no qual os alunos têm a oportunidade de doar brinquedos que foram seus e interagir com as crianças da escola. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares