Um rio de leitura banhou Santarém, no Pará, dos dias 16 a 18 de agosto. Era a jornada literária IBS, que passou pela cidade no projeto financiado pelo Grupo Ultra e Ipiranga, levando ao município Oficinas de Leitura para a Primeira Infância e Mediação de Leitura para os educadores da rede. O Centro Universitário da Amazônia (UNAMA) foi o palco dos três dias de formações, e contou com participação de professores, gestores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação, numa programação em que não faltaram boas histórias.
De um lado, professores e gestores da Educação Infantil foram apresentados ao IBS e lançaram-se num debate profundo acerca da importância da leitura e literatura na Primeira Infância, refletindo sobre o importante papel do professor mediador da leitura literária e sobre as práticas que devem ser desenvolvidas com as crianças nessa etapa da vida.
Do outro lado, foi a vez dos professores do Ensino Fundamental darem vez e voz aos livros literários e discutirem sobre a formação leitora do professor mediador, além de descobrirem, é claro, a força e o poder que reside nas bibliotecas escolares e refletirem sobre a presença dos livros em suas vidas.
Durante a programação, o projeto promoveu a doação de um acervo literário composto por 500 obras, com uma vasta diversidade, levando em consideração um território que carrega fortes traços da cultura indígena e de nossa ancestralidade. Uma variedade de gêneros e temas que valorizam a cultura local e outras, contribuindo para o conhecimento e respeito das múltiplas vozes e visões de mundo que formaram e estão presentes no Brasil e além de suas fronteiras.
Para a educadora Suane Gomes, o encontro despertou várias ideias que podem ser realizadas em sala de aula, além de ter contribuído para conhecer melhor o acervo doado. “Quem participa dessa formação fica encantado com o mundo da leitura e percebe o quão importante é trabalhar a leitura com os alunos de todas as faixas etárias. É preciso ter mais esse olhar para as escolas mais distantes. A doação do acervo vai contribuir bastante”, destacou.
Potência, riqueza, acolhida, cultura… foram palavras que embasaram esses três dias de mergulho nos rios literários de Santarém. Um primeiro contato que fortalece a presença do IBS na Região Norte do nosso país e que abre as portas para um retorno e continuidade de um trabalho que garante o acesso, a formação e a transformação da educação através da leitura.
Mais informações:
Gabriela Martins – Assessora de Comunicação IBS
Telefone: (85) 9 99227266