Sobre nós
O Instituto Brasil Solidário IBS é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – voltada à valorização do ser humano, oferecendo-lhe oportunidades por meio da Educação.
O IBS atua em todo território nacional e América Latina, em especial nas regiões com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Trabalhamos com a educação integral – desenvolvimento cognitivo e competências sócio emocionais, para ampliar as oportunidades de desenvolvimento local por meio de educadores, crianças e jovens, através da educação pública de qualidade.
Nossas propostas se traduzem em políticas e práticas flexíveis que se adaptam a diversos contextos culturais e regionais e, efetivamente, impactam o processo de ensino-aprendizagem em território.
Há mais de duas décadas desenvolvendo iniciativas que empoderem a escola e a comunidade escolar, o Instituto acredita que a escola, além de instruir – dentro dos conteúdos do currículo tradicional – também é responsável por proporcionar uma formação para a vida. Deve oferecer as condições necessárias para o desenvolvimento humano em múltiplas dimensões, envolvendo alunos, professores, comunidade e município num processo comum de ensino-aprendizagem que respeite os saberes de cada um, a cultura e os valores locais.
Trabalhando por resultados a médio e longo prazo, as ações do IBS buscam instruir e favorecer a formação de uma nova postura do cidadão brasileiro frente ao seu país, por meio do comprometimento, inovação e, principalmente, uma mudança de atitude.
Pelo impacto da nossa atuação – processos de multiplicação em rede – políticas públicas e formação em educação complementar – e transparência em relação à origem e aplicação dos nossos recursos, somos reconhecidos pela capacidade de mobilização e confiabilidade na articulação entre o setor privado, o poder público e a sociedade civil.
Em todas as ações e áreas temáticas, formamos uma equipe composta por líderes, gestores, professores, funcionários e alunos, sempre coordenadas por um profissional responsável de caráter técnico e pedagógico, a fim de assegurar uma visão sistêmica dos trabalhos, a integração com a escola e a escala via agentes de multiplicação nos locais.
Juntos Construímos!