Inclusão e acessibilidade para todos os beneficiários em nossos canais – este é um compromisso firmado pelo IBS. Para cumpri-lo, disponibilizamos todos os nossos materiais e plataformas. Agora, além da tradução para Libras, nossos canais contam com audiodescrição e outras ferramentas adicionais, contribuindo com a inclusão de pessoas com diversas deficiências.
Ao acessar o site oficial do IBS, o usuário encontrará a ferramenta Rybená, que promove a tradução em libras ou voz de todo o conteúdo disponibilizado no portal. Em nossos canais do YouTube, separamos playlist para vídeos com audiodescrição, com legenda descritiva e a janela de libras, para facilitar o acesso a tudo que registramos nessa longa jornada em prol da educação.
Confira no Canal IBS:
Playlist Audiodescrição:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL0evasXBN5OYvN3GVTjZ5IGxyzYUxCkeS
Playlist Libras:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL0evasXBN5OYVzvEui8hs83Tra83yPiji
Playlist Legenda Descritiva:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL0evasXBN5OYu7nOXR2iboImCElMzniFX
Parceria IBS e o Cordão Girassol
Agregando mais uma iniciativa importante de inclusão, respeito e acessibilidade nas ações fomentadas em todo o Brasil, o IBS firmou uma nova parceria. Trata-se do Cordão de Girassol Oficial, ferramenta de identificação para pessoas com condições e deficiências ocultas. A proposta foi desenvolvida pela Hidden Disabilities Sunflower (HD Sunflower), Girassol para Deficiências Ocultas (em tradução livre) é um movimento global que visa familiarizar as pessoas sobre as condições e deficiências invisíveis e raras, ou seja, aquelas que não conseguimos perceber só de olhar.
O símbolo do Girassol agora será parte do dia a dia das ações IBS, fortalecendo a constante de que a inclusão é um esforço coletivo. Dentro das formações ofertadas aos educadores da rede pública de ensino, será incorporado conteúdos de sensibilização e capacitação sobre as deficiências ocultas, além da importância do uso do cordão como uma ferramenta simples, que pode ser compartilhada voluntariamente com quem atende por alguma dessas doenças e que podem necessitar de ajuda, empatia e compreensão. Segundo a entidade, globalmente, 1 em cada 6 de nós vive com uma condição ou deficiência oculta, ou seja, mais de 1.3 bilhão de pessoas no mundo todo.