Antes de encerrar o ano, o Intercâmbio Cultural do IBS fez uma última parada em El Salvador, nos dias 6 e 7 de dezembro. A exemplo do que ocorreu no México, esse também é o segundo ano consecutivo de ações no país e a equipe também foi acompanhada de um escritor brasileiro, com o intuito de compartilhar nossas vivências e experiências através de nossa cultura. Desta vez, a participação foi do premiado André Neves, conhecido por sua significativa contribuição à literatura infanto-juvenil e com alguns de seus livros integrando o acervo literário IBS.
A proposta, que faz parte das ações do Plano Bienal Brasil Solidário, levou uma série de atividades à BINAES – Biblioteca Nacional de El Salvador, a maior da América Latina. Construída há um ano, ela fez parte do projeto de revitalização do centro histórico de San Salvador. Com sete andares em 24.000 m2 de área, ela fica aberta 24h todos os dias da semana, possui dois auditórios, atende a públicos de todas as idades, é 100% acessível para pessoas com deficiência, possui espaços temáticos, salas de reunião, coworking, games, robótica, prototipagem e realidade virtual.
Foi para este espaço que o IBS doou 200 livros em português, que se somam aos 300 já doados em 2023 e totalizam 500 livros que irão aproximar ainda mais os leitores salvadorenhos da nossa literatura. Na BINAES existe uma área específica só com livros de autores infantis premiados. Entre as obras e autores, estava “Los Inventos de Malvina”, de André Neves, que foi bastante discutido em sua “charla”.
O trabalho com o escritor foi dividido em dois momentos. Pela manhã, foi realizada uma formação gratuita para escritores, ilustradores e promotores de leitura da biblioteca, com um conteúdo mais especializado. À tarde, foi feita uma palestra aberta ao público em geral, e contou com a presença de leitores e apaixonados por literatura.
“A BINAES é a mais moderna biblioteca da América Latina. Não é apenas um lugar onde se guarda o conhecimento, mas um local vivo, que se conecta com o futuro. Estamos criando uma ponte entre o passado e o futuro, com um olhar sempre voltado para a inovação e a acessibilidade para todos. É um orgulho unir as melhores práticas de promoção da leitura e fomentar bons projetos com público latino”, destacou Luis Salvatore, presidente do IBS.
Foram momentos intensos e que representaram um belo fechamento das atividades do Plano Bienal em 2024. E nada como encerrar o ano na BINAES. Afinal, ela representa tudo aquilo que nós desejamos ver como política pública de incentivo à leitura, cultura, acessibilidade e tecnologia, tudo em um só espaço.
Confira as fotos da ação em El Salvador:
- Live no Mexico
IBS participa de seminário de fomento à leitura do México
Menos de um mês depois de ter representado o Brasil na feira literária internacional na Cidade do México, o IBS já colheu os primeiros frutos desta jornada! Nossos diretores Danielle Haydeé Salvatore e Luis Salvatore foram convidados a participar do XXVI Seminário Internacional de Fomento à Leitura, promovido pela Secretaria de Educação do governo federal do México.
Intitulado “Ler para criar, criar para transformar” e realizado on-line com transmissão ao vivo pelo Youtube, o seminário foi composto por 16 painéis de 1h30 cada, distribuídos entre os dias 13 e 16 de novembro, e o Brasil esteve muito bem representado no dia 14.
Com o título de “Brasil Solidário, caminhos de um país leitor” e sob a moderação de Sofía Trejo, o painel abriu espaço para discutir os projetos de leitura e as políticas públicas que têm ajudado a trazer os livros mais para perto dos leitores, tanto no Brasil quanto em outros países da América Latina. Assista à “charla” no link abaixo!
Assista à apresentação:
https://www.youtube.com/watch?v=UDeAEiCiErE&list=PLvy7SVCyvot5-83Vmi377il28CHHG9UFt&index=14