As ações do Plano Bienal Brasil Solidário seguiram seu curso nos meses de maio e junho, sendo ofertadas de forma gratuita para dois municípios velhos conhecidos do IBS. Entre os dias 14 e 16 de maio, Cabaceiras (PB) volta a receber as atividades do PDE (Programa de Desenvolvimento da Educação) 15 anos depois da primeira ação. Desde então, projetos seguem sendo desenvolvidos, aprimorados e monitorados.
Por outro lado, São Luís, apesar de também receber diferentes projetos do IBS há 20 anos, o PDE só chegou por lá em setembro de 2023, por meio da parceria com o Grupo Ultra e suas empresas Ultragaz e Ultracargo. A ação teve tanto sucesso que, menos de um ano depois, o Instituto estava de volta à escola Rosália Freire.
As oficinas de Teatro, Desenho e Pintura, Teatro de Bonecos, Música, Oficinas Criativas, Fotografia e Mediação de Leitura têm o objetivo de implementar metodologias interdisciplinares de fácil aplicação e baixo custo. Para isso, o acervo de 500 livros e as três câmeras fotográficas doadas pelo Instituto reforçam o apoio material para que as ações tenham continuidade.
Nas próximas páginas você fica sabendo como foram essas ações.
IBS retorna a Cabaceiras (PB) e celebra 15 anos de história
A terceira ação presencial de 2024, realizada de 14 a 16 de maio, levou as atividades formativas gratuitas do Plano Bienal Brasil Solidário para Cabaceiras (PB). Com 1.4 milhão de alunos impactados em todo o Brasil, só na Paraíba, já são 88 municípios atendidos, representando o segundo Estado com maior alcance dos projetos.
Durante os três dias das oficinas do PDE (Programa de Desenvolvimento da Educação), alunos e educadores da Escola Municipal Abdias Aires de Queiroz participaram de formações em Teatro, Desenho e Pintura, Música, Oficinas Criativas, Fotografia e capacitação em Mediação de Leitura. Assim, fortalecemos uma parceria com 15 anos de história, que já resultou em projetos pioneiros de incentivo à leitura e meio ambiente, transformados em Lei Municipal.
Para além das oficinas do PDE, implementamos o modelo LEVE (Local de Entrega Voluntária Escolar), que promove a coleta seletiva e a inclusão social em todas as escolas locais. Graças a uma política pública local, estabelecida após anos de apoio do IBS ao município e que envolveu capacitações e palestras em agendas ambientais realizadas na última década, introduzimos conceitos para que a coleta seletiva acontecesse no município, promovendo a inclusão social e empreendedorismo.
Agora, com a chegada do LEVE, um novo passo foi dado em direção à sustentabilidade: estudantes e suas famílias trazem parte do lixo de casa para a escola, melhorando a qualidade dos materiais coletados, beneficiando os catadores locais e, acima de tudo, o cuidado com o meio ambiente.
Conhecida como cenário perfeito para produções cinematográficas em pleno semiárido, a “Roliúde Nordestina” tornou-se famosa por abrigar mais de 30 filmes. São se sabe se a produção do IBS será um filme, um documentário ou uma série. O que sabemos é que ela ainda está em curso e não há data prevista para o fim das filmagens.
Confira o vídeo da ação: