Abrindo a jornada anual de formações presenciais, a equipe IBS esteve nos dias 01 e 02 de fevereiro em Arinos (MG), levando Incentivo à Leitura e Primeira Infância à rede do município. A proposta, que faz parte das ações do Plano Bienal Brasil Solidário e chega ao município a partir da parceria com a Newave Energia, inclui a doação de 1000 livros para atividades literárias na região.
As oficinas foram realizadas no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais com participação de professores, gestores e técnicos da rede de educação, que foram convidados a mergulhar no universo da literatura nesses dois dias. Ministrada pela formadora Zenaide Campos, a oficina de Incentivo à Leitura despertou um outro olhar para a leitura na educadora Luiza.
“Tenho mais de trinta anos na educação, e fui despertada pela riqueza de conhecimento dessa oficina. Sempre fui apaixonada por livros, comecei a gostar de ler tardiamente, aos 14 anos. Foi um tempo em que um livro valia ouro, porém ninguém nunca havia me influenciado tanta para quão importante é um livro, quantas riquezas de detalhes podemos trabalhar a partir da leitura”, comemorou.
Para a secretária de Educação Marli Fonseca, os educadores saíram do encontro entusiasmados e com várias ideias e boas práticas para serem replicadas em sala de aula. “Esses dois dias das oficinas IBS deixaram marcas que serão eternizadas nas memórias afetivas de nossos educadores. Foram horas de encantamento e aprendizado que muitos professores fizeram questão de nos relatar. O meu muito obrigada em nome da educação de Arinos”, agradeceu a secretária.
Na sala de Primeira Infância, ministrada pela formadora Carmélia Menezes, 45 educadoras (todas mulheres) participaram da oficina. A nuvem de palavras criada no encerramento da formação traduziu um pouco a experiência vivida: conhecimento, aprendizado, aperfeiçoamento, coragem, criatividade, bagagem, dedicação, amorosidade, tudo o que a potência do encontro com os livros pode proporcionar.
É possível dizer que 2024 começou diferente na rede municipal de Arinos/MG, com mais leitura, contação de histórias e a implementação de uma rotina literária no planejamento escolar. Novas mediadoras assumiram a responsabilidade de construir pontes entre as crianças e os livros desde a Primeira Infância, assumiram a responsabilidade de formar leitores ainda no início da vida escolar. É com essa missão que a doação de dois acervos literários pelo IBS (que somam um pouco mais de mil livros), irá colaborar com a prática pedagógica nas escolas.