IBS inaugura biblioteca e muitos sonhos no povoado de Croas, em Barreirinhas (MA)

Outras notícias

NotíciasIBS inaugura biblioteca e muitos sonhos no povoado de Croas, em Barreirinhas...

Era uma vez uma escola situada no povoado de Croas, Barreirinhas (MA). Bem, não era exatamente uma escola, do jeito que conhecemos. Em 2011, durante um trabalho realizado na região, Luis Salvatore viu aquela construção precária e foi lá conferir o que era. Tratava-se de uma unidade escolar multisseriada do município, cuja construção, feita em barro e teto de palha, mal conseguia abrigar todos os seus alunos. 

Ali Luis teve a visão de que uma nova escola, com espaços adequados, poderia trazer muitas transformações. Após alguns cálculos e planejamentos, a construção desse sonho se iniciou e seguiu pelos meses seguintes, até que, em abril de 2012, esse sonho se materializa! A pequena escola de barro se torna uma linda escola de alvenaria e ganha um nome: Escola Antônio Diniz.  

A evolução não se deu apenas na estrutura. Construída com a mão de obra dos próprios moradores locais, a escola modificou também a vida desses trabalhadores, que hoje integram o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Isso traz um orgulho extra, pois trabalhadores de obra nunca são convidados a entrar e conhecer os espaços que eles próprios construíram após a conclusão da obra. Neste caso, eles não só foram convidados para a inauguração como ainda tiveram a oportunidade de se alfabetizar na mesma escola que construíram! 

A partir de 2016, Barreirinhas entra no roteiro do Intercâmbio Solidário, um projeto que traz alunos de escolas privadas do ensino médio de São Paulo para trabalhos voluntários nas escolas públicas do município maranhense. 

Claro que Croas se tornou parada obrigatória desde então, se tornando o destino final das doações de livros e brinquedos nas campanhas de arrecadação feita pelos estudantes de São Paulo. Essa ação acontece justamente na semana do Dia das Crianças e cada ano é uma emoção diferente, com muitas lágrimas de felicidade e sonhos realizados. 

Em 2024, essa história ganhou um novo capítulo. Era hora de construir uma biblioteca completa, com acervo de 500 livros catalogados e pintura especial na parede, homenageando os Lençóis Maranhenses. 

Após alguns meses de trabalho, um novo espaço foi construído no terreno da escola e, no dia 6 de novembro, a nova Biblioteca “Seu” Luis Salvatore foi inaugurada. Desde então, não teve um dia sequer que a biblioteca não tenha sido usada para atividades literárias. Mais um passo na direção de um país leitor foi dado. 

Que venha 2025 com novas histórias e aprendizados! Afinal, Croas é mais do que um povoado. É um lugar de encontros e reencontros. 

 

Escola Domingo Carvalho herda os livros infanto-juvenis do acervo 

Como a Escola Antônio Diniz trabalha com o Ensino Infantil e os Anos Iniciais, uma parte do acervo IBS que integra a Biblioteca “Seu” Luis Salvatore teve outro destino. Na Escola Domingos Carvalho (a mesma que inaugurou a sala de robótica – veja na página 6), que trabalha os Anos Finais do Fundamental, foi o espaço escolhido para “herdar” os cerca de 100 livros destinados ao público infanto-juvenil. 

“Era uma questão de justiça. A Domingos Carvalho conseguiu manter não só o nosso modelo de biblioteca após mais de dez anos em que fizemos ação aqui, como o acervo que doamos naquela oportunidade foi bem preservado”, justifica Luis Salvatore. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares