IBS consolida projetos na Escola Rosália Freire, em São Luís (MA)

Outras notícias

NotíciasIBS consolida projetos na Escola Rosália Freire, em São Luís (MA)

Cinco meses depois da ação presencial com oficinas práticas na Escola Rosália Freire, em São Luís (MA), alunos e professores estão levando adiante todo o aprendizado e os projetos que foram iniciados em junho. 

Projetos de leitura, fotografia, gincanas e apresentações musicais e de dança já entraram no calendário de atividades da escola e seguirão no planejamento de 2025, e tudo isso contando com a participação de alunos, que têm ajudado nessa construção. 

Chamada de Equipe Cidadania e Mobilização, formada durante a Oficina de Cidadania e contando com alunos desta e de outras oficinas do IBS, o grupo tem feito reuniões quinzenais sob a liderança do professor Micharlany Amaral e contando com o apoio da diretora Ioneide Barbosa. 

“O IBS chegou aqui na escola para despertar sonhos perdidos ou adormecidos. Sempre pensei na escola como um espaço para gerar oportunidades para que os alunos pudessem ser protagonistas. Esse grupo Cidadania e Mobilização deu a oportunidade para que os alunos pudessem se colocar dessa forma, falando, propondo e planejando as ações em conjunto. Diante de tantos desafios que tínhamos e de tudo aquilo que fugia do nosso planejamento, conseguimos nos reposicionar diante das situações e encerramos o ano com o sentimento de dever cumprido”, destacou o professor. 

Para a apresentação de resultados ocorrida no dia 8 de novembro – que contou com a presença de voluntários do Instituto Ultra, Ultragaz e Ultracargo –, alunos e professores capricharam na produção e fizeram apresentações de dança, de música, exposição fotográfica, sempre tendo a cultura maranhense como destaque. 

O final das atividades reservou uma surpresa para todos os presentes: a primeira edição do Freire News, o novo jornal da escola (leia no destaque), que já estreou com uma manchete de impacto: “Abaixo-assinado pela construção da quadra na Escola Rosália Freire ultrapassa a marca de 1.300 assinaturas”, descrevendo todo o trabalho feito pela Equipe Mobilização, que coletou as assinaturas dentro da escola e por toda a comunidade. 

Após a conclusão da coleta, as assinaturas foram anexadas ao requerimento e, agora, o documento completo segue para a homologação na prefeitura, para que o poder público tome conhecimento desse desejo da comunidade. 

Desde 2023 o IBS vem atuando neste território, no sentido de construir políticas públicas que tragam significado não só para alunos e professores, mas também para toda a comunidade. E já estamos curiosos para acompanhar a continuidade das ações nas próximas edições do Freire News! 

“A perspectiva para 2025 é boa porque pudemos trazer alunos do 7o e do 8o para as ações, de forma que pudessem perceber e sentir essa atmosfera, para seguir o legado construído em conjunto com as turmas do 9o” – Micharlany Amaral, professor. 

 

Confira o vídeo das Oficinas Práticas em São Luis (MA)

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares