IBS celebra parceria histórica com Irecê e Iraquara em PDE na Bahia

Outras notícias

NotíciasIBS celebra parceria histórica com Irecê e Iraquara em PDE na Bahia

Fortalecendo a longa parceria de mais de uma década com os municípios de Irecê e Iraquara, a equipe IBS retornou aos municípios com uma jornada de oficinas presenciais realizadas entre os dias 03 e 10 de abril, levando toda a caravana de atividades de arte e cultura, num reencontro de gerações que foi marcado por muita emoção e troca de boas práticas. As ações foram mobilizadas por meio do Plano Bienal Brasil Solidário, sendo ofertadas de forma gratuita para toda a rede do município. 

Com o privilégio de termos em nossa equipe diversos formadores que passaram pelas oficinas IBS nas primeiras ações realizadas nos municípios, educadores e alunos receberam as atividades do PDE (plano de Desenvolvimento da Educação), abraçados por essa parceria histórica, e que proporcionou uma ação repleta de entrega e criatividade, com oficinas de Teatro, Desenho e Pintura, Teatro de Bonecos, Música, Oficinas Criativas, Fotografia e Mediação de Leitura, incluindo a construção de espaços literário e doação de acervo de 500 livros para cada município, além de 3 câmeras fotográficas com foco na continuidade das atividades com os alunos. 

Durante esses quase 10 dias de atividades, realizadas no coração da Bahia, conseguimos testemunhar a multiplicação de projetos que romperam as fronteiras do tempo e os desafios de transições políticas, conseguindo se consolidar até mesmo com políticas públicas que fortalecem a continuidade das ações até hoje, como o Dia Municipal da Leitura, instaurado nos dois municípios. Nas próximas páginas você fica sabendo como foram essas ações. 

IBS e Irecê (BA): 13 anos de história (e contando) 

Marcada pela emoção de um reencontro muito aguardado, a equipe IBS foi recebida em Irecê (BA) para um novo PDE com oficinas práticas 13 anos depois do trabalho feito na Escola Edivanilson Alecrim Machado. Realizado entre os dias 3 e 5 de abril, esta nova ação ocorreu na recém-inaugurada Escola Marcionílio Rosa, que abriu as portas para mais um capítulo a ser escrito dessa parceria, unindo veteranos e novatos do projeto. 

Logo na abertura, o Presidente do IBS, Luis Salvatore ressaltou a importância do impacto dos projetos na região, que viabilizaram políticas públicas efetivas. “Desde 2011, temos mais do que professores parceiros em Irecê: eles são transformadores e multiplicadores do nosso trabalho, com projetos que vão muito além do chão da sala de aula. Com muito orgulho acompanhamos a expansão dos projetos, que logo se tornaram políticas públicas seja na leitura, seja na sustentabilidade, na criatividade. Além do fortalecimento do Ponto de Cultura, um espaço aberto ao aprendizado e ao desenvolvimento das crianças e jovens da comunidade, incluindo a formação de profissionais que se tornaram referência a partir dessas formações”, disse.  

Durante a semana de formações, surgiam relatos de antigos alunos das oficinas IBS, que empreenderam através da arte, da música, da leitura, do teatro de bonecos e até jovens se tornou profissionais da educação e multiplicadores dos projetos, integrando todas as áreas da escola. 

“A chegada do IBS na nossa comunidade foi uma quebra de paradigma. Abriu caminhos para práticas totalmente diferenciadas. Acompanhei esse movimento ainda da comunidade. Quando me formei na área da educação, fiz questão de retornar para a escola em que estudei e vi de perto a continuidade dos projetos. Hoje, temos um podcast de leitura na escola com apresentação dos próprios alunos, além de muitas outras iniciativas como rádio, fotografia, todos integrados de forma transversal no currículo da escola”, relatou o educador Oderlan Santos, Professor de Tecnologia na Escola José Francisco Nunes. 

Além do engajamento dos educadores e alunos da rede do município, a jornada contou ainda com a presença de profissionais da educação de São Raimundo Nonato (PI), que atravessaram a fronteira do estado para participar das oficinas. “Temos uma gratidão imensa em ter essa oportunidade de vivenciar esse PDE. Foi um momento para reconstruir saberes, repensar o fazer pedagógico, de reafirmar a parceria que já temos com o Instituto. Estamos retornando para casa com a mala repleta de novos conhecimentos, prontos para replicar em toda a rede”, enfatizou Ivete Nery, gestora escolar do município. 

Quinze anos depois, o PDE volta a encantar Iraquara 

Após Irecê, a etapa que passou pela Chapada Diamantina chegou a Iraquara (BA), outro município com uma linda história junto ao IBS, com políticas públicas construídas desde 2009. Dentre elas, temos a lei que instituiu o Dia Municipal da Leitura; a política que garantiu a prática de esporte nas escolas municipais com o “Projeto Esporte é Vida”; e a instituição da “Semana Esportiva e Cultural”. 

Além disso, desde 2009, todas as escolas construídas ou reformadas pelo município são entregues com salas para biblioteca, escovódromo e horta. Foi uma oportunidade perfeita para reencontrar pessoas que estiveram nas oficinas 15 anos atrás e também fazer novas conexões. 

Entre os dias 8 e 10 de abril a Escola Professora Zélia Ribeiro Coutinho recebeu oficinas práticas de Desenho e Pintura, Teatro, Teatro de Bonecos, Fotografia, Culinária (com empreendedorismo), Música, Oficinas Criativas (com horta e construção de espaços sustentáveis), Leitura, Catalogação de acervo. Ao longo de três dias, a escola viveu intensamente tudo isso. 

Uma novidade deste PDE foi o retorno da Oficina de Jornal Escolar (saiba mais na página 7). Em entrevista ao novo Zélia News, a secretária de educação Simone Neves comemorou a volta do IBS ao município e adiantou alguns planos, antes de encerrar seu ciclo como secretária após as eleições municipais de 2024. “Pretendo melhorar a estrutura das escolas, reformando os telhados, construir dois auditórios em duas escolas na zona rural e reformar a secretaria de educação. Depois vou trabalhar aqui na Escola Zélia Ribeiro Coutinho, como professora de inglês” revelou. 

Após os PDEs, IBS visita antigas escolas que seguem sendo apoiadas 

Após as ações em Irecê e Iraquara, o IBS fez questão de visitar alguns locais que marcaram a história, tanto para os municípios quanto para o Instituto. 

Em irecê, a equipe visitou a Escola Edivanilson Alecrim Machado (onde aconteceu o PDE de 2011) e a Escola José Francisco Nunes, onde foi recebida para entrevistas no podcast Pod José, comandado por duas alunas da escola. Além das escolas, o IBS também foi ao Ponto de Cultura, na secretaria de Educação, para entrevistas na Rádio Barriguda Web TV, comandada pelo professor Jefferson Maciel, que fez as oficinas lá no início da parceria e segue multiplicando esses saberes até hoje no município, além de fazer parte da equipe de campo do IBS nas etapas presenciais. 

Já em Iraquara, a equipe visitou a Biblioteca Municipal Luís Eduardo Cardoso de Almeida Salvatore (sim, pois “queríamos fazer uma homenagem a alguém vivo”, segundo Simone Neves). Depois a equipe foi à Escola Professora Nilda Maria Carvalho, para uma contação de uma história escrita e ilustrada pelos alunos para, em seguida, serem recebidos para um podcast ao vivo e um almoço na Escola Pequeno Sabidinho, onde ocorreu o PDE de 2009. 

 

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação IBS

Telefone: (85) 9 99227266

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares