Eliana Borges conta como aconteceu a história de amor entre Catalão (GO) e o IBS

Outras notícias

NotíciasEliana Borges conta como aconteceu a história de amor entre Catalão (GO)...

Para Eliana Borges, diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Catalão (GO) e atual presidente do Conselho Municipal de Educação do município, a história com o Instituto Brasil Solidário começou em 2022, quando recebeu um vídeo de uma ação desenvolvida pelo IBS em Petrolina (PE). Segundo ela, foi amor à primeira vista: “Fiquei encantada com a proposta, apresentei para o secretário municipal de educação e agendamos uma reunião. Iniciou-se o nosso ‘namoro’ com o IBS”, diz. 

Após passados os ajustes iniciais, o “namoro” com o IBS se estruturou em bases sólidas e foi construído a partir de muito diálogo, trocas de experiências, adaptações e respeito. “Sempre fomos consultados e ouvidos no processo de planejamento das atividades e implementação, o que promove uma identidade das ações, um compromisso e propicia o sucesso dos resultados”, garante ela. 

No ano seguinte as ações começaram a tomar corpo, com a formação de professores em Educação Financeira e com os jogos Piquenique e Bons Negócios. Na sequência vieram os acervos literários com mobiliários para as salas de leitura, formações presenciais e, finalmente, o PDE (Programa de Desenvolvimento da Educação) completo, com diversas oficinas de artes e educomunicação. “Foram momentos de muito aprendizado, de vivências, de trocas, uma verdadeira imersão na prática pedagógica diversificada”, recorda. 

As entregas do IBS em Catalão sempre foram pensadas de acordo com o público e as demandas da rede, com formações sendo ofertadas para todos os profissionais da educação e que são acompanhadas mesmo após as implementações, envolvendo novas temáticas. Esse é o aspecto mais valorizado por Eliana. “Sempre gosto de ressaltar alguns diferenciais. Dentre eles, a responsabilidade, a continuidade, o acompanhamento e o monitoramento de todos os envolvidos nas propostas do IBS. Não é uma parceria de uma entrega somente. Vai muito além”, destaca.  

Compartilhando da crença de que a educação se faz com várias mãos e com a participação efetiva de toda comunidade escolar, Eliana garante que o “namoro” entre Catalão e IBS está firme. “É um novo olhar e um fazer sobre a educação. Estamos conquistando tudo isso com a parceria do IBS, revendo práticas, reavaliando posturas e planejamentos. Estamos reestruturando o fazer pedagógico, garantindo mais protagonismo ao aluno através de uma escolarização significativa que o acompanhará ao longo de sua vida”, finaliza. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Artigo anterior
Próximo artigo
Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares