Nos dias 05 a 07 de junho, o Pólo Catalão – UAB, na cidade de Catalão (GO), recebeu três dias de oficinas práticas de Mediação de Leitura e Primeira Infância. As formações chegam ao município a partir da parceria do IBS com a John Deere e foram ministradas de forma gratuita com participação de professores e gestores da rede municipal de ensino, além de técnicos da Secretaria de Educação do município.
Em duas salas lotadas, pessoas e livros literários se encontraram e protagonizaram o início de uma relação que promete fortalecer o trabalho e as ações de leitura nas escolas da região, com valorização da arte e cultura dentro das propostas pedagógicas curriculares.
Além das oficinas, foram doados 5 mil livros para serem distribuídos em 10 escolas públicas do município, incluindo kits literários com prateleiras e nichos de paletes, além de almofadas, tapetes e aventais, utilizando a técnica de patchwork que foi apresentada durante a formação, já apontando as várias possibilidades de promover ações futuras de incentivo à leitura.
Segundo Eliana Borges, diretora do departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Catalão, os educadores ficaram entusiasmados com o acervo doado, registrando as ideias e planejando práticas que podem ser replicadas nas escolas. “Os professores estão todos encantados com essa oportunidade. Ficaram maravilhados com o acervo e o trabalho que pode ser realizado de incentivo à leitura. A partir da mediação feita na oficina, eles já estão desenvolvendo várias ideias, pensando de que forma eles podem aplicar isso no dia a dia da sala de aula. Acredito que já é da formação para a prática”, ressaltou.
Na formação em Primeira Infância, os dias seguiram embalados pela ideia principal de como potencializar a leitura com os pequenos. O convite se baseou na reflexão acerca da importância de proporcionar banhos de linguagem às crianças desde os primeiros anos de vida, passando pelas discussões sobre o papel do mediador da leitura e o planejamento de práticas de leitura para e com as crianças.
Por meio de debates, dinâmicas, exercícios e muita leitura e contação de histórias, os participantes puderam trilhar os caminhos para o desenvolvimento de um trabalho de mediação da leitura com foco na formação de leitores competentes ainda na primeira infância. Na ocasião, a apresentação e exploração de obras que constituem o acervo literário doado pelo IBS, já foram vislumbradas as primeiras ações e projetos.
O mesmo encantamento esteve presente nas aulas de Mediação de Leitura, envolvendo desde apresentação das obras do acervo até a catalogação dos livros com o objetivo de organizar e promover a utilização das bibliotecas escolares e espaços de leitura que foram contemplados pelo projeto.
Acreditando que um trabalho de formação de leitores segue para além do acesso aos livros, a oficina de Incentivo à leitura também propôs que os professores refletissem sobre a sua formação leitora e as práticas que envolvem o ato de ler, reforçando o convite a fomentar e fortalecer a formação de leitores em nosso país.
Foram três dias que possibilitaram experimentar a potência dos livros, da leitura e da literatura na construção do desenvolvimento integral dos sujeitos, aliada ao papel decisivo do professor leitor que media o ingresso e permanência dos seus alunos no universo literário.