A primeira infância, compreendida entre 0 e 6 anos, é um período decisivo para a formação integral da pessoa. Neste processo formativo, a palavra assume um papel decisivo e é exatamente por ser um sujeito de linguagem, que o direito à leitura, à literatura, à palavra e a outros bens educativos, artísticos e culturais deve ser promovido e garantido ainda nessa fase da vida.
Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:
O que você aprenderá neste curso EaD?
Nesse curso, realizaremos estudos baseados em duas principais temáticas: Primeira Infância e Educação Infantil e Leitura na Primeira Infância, esta última com o propósito de formar mediadores de leitura com foco na atuação na primeira infância.
O curso está dividido em oito fascículos:
Fascículo 1 – Primeira infância e Educação Infantil
Esse fascículo busca apresentar as principais relações entre a primeira infância e a etapa da Educação Infantil, buscando refletir sobre as concepções de criança, infância e currículo com base no que é proposto a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Fascículo 2 – Educação na Primeira Infância – a experiência de Reggio Emilia e Lóczy
Nesse fascículo, nos aproximaremos da experiência vivenciada no Instituto Lóczy, através da abordagem Pikler, e das escolas de Reggio Emilia, que apontam vários caminhos para um trabalho educativo de qualidade com as crianças na primeira infância, com base no cuidado, afeto, escuta e criatividade.
Fascículo 3 – Criança, um ser em desenvolvimento
Compreender como se dá e quais as diferenças entre crescimento e desenvolvimento é a chave para a realização de um trabalho que possibilita o protagonismo infantil. Nesse fascículo, vamos compreender como proporcionar o desenvolvimento integral das crianças através de práticas educativas de qualidade.
Fascículo 4 – Saúde, cuidado e fazeres na Educação Infantil
Compreender a relação entre educação e saúde, voltando o olhar acerca da indissociabilidade entre cuidar e educar é a proposta desse fascículo.
Fascículo 5 – Leitura e literatura na primeira infância
Nesse fascículo, vamos compartilhar algumas questões-chave para pensar o papel do mediador na formação dos pequenos leitores: o papel da leitura e da literatura; a importância da arte e da poesia, do brincar, da voz e das palavras nas infâncias e o papel fundamental do mediador como ponte entre os leitores e os livros.
Fascículo 6 – O livro literário – Um mundo de palavras
Uma viagem ao mundo de palavras através do contato com o livro literário e suas diversas possibilidades é o convite desse fascículo. Uma infinidade de gêneros, temas, autores, ilustradores embasam a bibliodiversidade encontrada e apresentada no acervo literário IBS.
Fascículo 7 – Práticas interdisciplinares IBS – educação integral na Primeira Infância
As áreas temáticas do Instituto Brasil Solidário e a transdisciplinaridade existente entre elas contribuem para a formação integral das crianças. Nesse fascículo, conheceremos sugestões de práticas de trabalho a partir das áreas do IBS que oportunizam um trabalho transversal na primeira infância.
Fascículo 8 – Práticas pedagógicas para a Primeira Infância
O último fascículo apresenta um rico guia de práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas na primeira infância, em creche e pré-escolas, respeitando os direitos de aprendizagem e a interdisciplinaridade entre os campos de experiência.
Carga horária
80 horas, assim distribuídas:
- 06 horas aulas interativas on-line (03 encontros de 02h);
- 74 horas de atividades complementares na plataforma EaD IBS.
Para quem é este curso EaD?
Professores, assistentes ou auxiliares de turma, educadores sociais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS.
Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de:
- Compreender a primeira infância como etapa decisiva e fundamental na formação do ser humano, sendo capaz de planejar propostas de qualidade que possam ser desenvolvidas com as crianças nas creches e pré-escolas;
- Compreender a importância do papel do professor/ mediador da leitura literária na primeira infância;
- Desenvolver práticas de mediação de leitura com bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas.
Observação:
Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.
Conteúdo do Curso
Avaliações
Gostei muito de está participando desse curso, pois trouxe muito conhecimento para área onde estou atuando no momento. Muito obrigada por compartilhar assuntos tão enriquecedor para nos currículo.
Os Cursos ofertados pelo Instituto, apresentam um diferencial dos demais, pois geram o comprometimento, a prática e a reciprocidade. A equipe gestora demonstra transparência, seriedade e compromisso.