A primeira infância, compreendida entre 0 e 6 anos, é um período decisivo para a formação integral da pessoa. Neste processo formativo, a palavra assume um papel decisivo e é exatamente por ser um sujeito de linguagem, que o direito à leitura, à literatura, à palavra e a outros bens educativos, artísticos e culturais deve ser promovido e garantido ainda nessa fase da vida.
Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:
O que você aprenderá neste curso EaD?
Nesse curso, realizaremos estudos baseados em duas principais temáticas: Primeira Infância e Educação Infantil e Leitura na Primeira Infância, esta última com o propósito de formar mediadores de leitura com foco na atuação na primeira infância.
O curso está dividido em oito fascículos:
Fascículo 1 – Primeira infância e Educação Infantil
Esse fascículo busca apresentar as principais relações entre a primeira infância e a etapa da Educação Infantil, buscando refletir sobre as concepções de criança, infância e currículo com base no que é proposto a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Fascículo 2 – Educação na Primeira Infância – a experiência de Reggio Emilia e Lóczy
Nesse fascículo, nos aproximaremos da experiência vivenciada no Instituto Lóczy, através da abordagem Pikler, e das escolas de Reggio Emilia, que apontam vários caminhos para um trabalho educativo de qualidade com as crianças na primeira infância, com base no cuidado, afeto, escuta e criatividade.
Fascículo 3 – Criança, um ser em desenvolvimento
Compreender como se dá e quais as diferenças entre crescimento e desenvolvimento é a chave para a realização de um trabalho que possibilita o protagonismo infantil. Nesse fascículo, vamos compreender como proporcionar o desenvolvimento integral das crianças através de práticas educativas de qualidade.
Fascículo 4 – Saúde, cuidado e fazeres na Educação Infantil
Compreender a relação entre educação e saúde, voltando o olhar acerca da indissociabilidade entre cuidar e educar é a proposta desse fascículo.
Fascículo 5 – Leitura e literatura na primeira infância
Nesse fascículo, vamos compartilhar algumas questões-chave para pensar o papel do mediador na formação dos pequenos leitores: o papel da leitura e da literatura; a importância da arte e da poesia, do brincar, da voz e das palavras nas infâncias e o papel fundamental do mediador como ponte entre os leitores e os livros.
Fascículo 6 – O livro literário – Um mundo de palavras
Uma viagem ao mundo de palavras através do contato com o livro literário e suas diversas possibilidades é o convite desse fascículo. Uma infinidade de gêneros, temas, autores, ilustradores embasam a bibliodiversidade encontrada e apresentada no acervo literário IBS.
Fascículo 7 – Práticas interdisciplinares IBS – educação integral na Primeira Infância
As áreas temáticas do Instituto Brasil Solidário e a transdisciplinaridade existente entre elas contribuem para a formação integral das crianças. Nesse fascículo, conheceremos sugestões de práticas de trabalho a partir das áreas do IBS que oportunizam um trabalho transversal na primeira infância.
Fascículo 8 – Práticas pedagógicas para a Primeira Infância
O último fascículo apresenta um rico guia de práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas na primeira infância, em creche e pré-escolas, respeitando os direitos de aprendizagem e a interdisciplinaridade entre os campos de experiência.
Carga horária
80 horas, assim distribuídas:
- 06 horas aulas interativas on-line (03 encontros de 02h);
- 74 horas de atividades complementares na plataforma EaD IBS.
Para quem é este curso EaD?
Professores, assistentes ou auxiliares de turma, educadores sociais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS.
Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de:
- Compreender a primeira infância como etapa decisiva e fundamental na formação do ser humano, sendo capaz de planejar propostas de qualidade que possam ser desenvolvidas com as crianças nas creches e pré-escolas;
- Compreender a importância do papel do professor/ mediador da leitura literária na primeira infância;
- Desenvolver práticas de mediação de leitura com bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas.
Observação:
Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.
Conteúdo do Curso
Avaliações
Sem dúvidas o melhor curso do Instituto Brasil Solidário! Curso super completo, com um olhar doce para as ações do professor, que contribui com a teoria e traz também a prática. Sensacional, eu simplesmente amei. Já quero compartilhar com o mundo. Gratidão equipe IBS!
Curso fantástico, que nos possibilita pensar as inúmeras formas de conversarmos com as aprendizagens significativas dos nossos pequenos.
Muito bom esse curso através das imagem e leitura aprendermos que as crianças podem visualizar e faze a sua interpretação visual .
Está sendo um curso muito maravilhoso rico em conteúdo, lembrei muito quando fiz o curso de Pedagogia, em 2009 gostaria muito de ter mais tempo para lê; com mais calma, por que conhecimento é pra toda vida. Parabéns Professora .
O curso é maravilhoso! Estou feliz por ter participado.
Gratidão a toda equipe pelo trabalho desenvolvido.
Parabéns IBS!
Muito satisfeita 😍🙏
Um curso rico em detalhes, aprendizagem, acessível e encantador, nos fazendo mudar a prática pedagógica
Eu amei o curso. Especialmente esse de Primeira Infância foi muito valioso para minha prática pegagógica, pois atuo na turma de maternal l, e realmente contribuiu demais para meu conhecimento acerca das necessidades e realidade com os pequenos.
Pra mim esta sendo multiplicador de conhecimentos, bastante importante, pois a cada dia temos algo novo para aprender.