Há décadas, a ciência vem nos mostrando que, se melhorarmos as condições de vida das crianças mais vulneráreis agora, garantindo a elas saúde, afeto, nutrição, segurança e educação de qualidade, as possibilidades de que elas tenham um futuro melhor aumentam consideravelmente. E quanto mais cedo essas intervenções acontecem, maiores são as chances dessas crianças alcançarem seu máximo potencial.
De acordo com o economista americano James Heckman, prêmio Nobel de Economia no ano 2000, cada dólar investido na primeira infância traz até sete dólares de retorno da sociedade, ou seja, o investimento nessa fase é o caminho. Crianças que recebem estímulos apropriados durante a primeira fase da vida têm um desenvolvimento emocional e cognitivo mais saudável, que se reflete nas realizações na fase adulta, dessa maneira, é um dever constitucional do Estado e de toda a sociedade, garantir o bem-estar das crianças pequenas e suas famílias.
Uma das estratégias para garantir que as crianças tenham boas experiências no começo da vida e isso se reflita em um futuro melhor, é a priorização do investimento em Educação Infantil de qualidade. Tendo em vista que as experiências vividas na primeira infância, sejam positivas ou negativas, serão levadas para a vida toda, é fundamental que as crianças tenham acesso a uma Educação Infantil de qualidade, com bons profissionais, ambientes e materiais apropriados, isso contribui para a construção de uma base sólida, que preparará a criança para a aprendizagem ao longo da vida.
É certo que ainda temos um longo caminho pela frente, e a Educação Infantil, apesar de ser uma forte política pública, precisa avançar com relação à qualidade. Dessa maneira, o Instituto Brasil Solidário propõe a realização do curso Primeira Infância, na modalidade EaD, objetivando elevar e contribuir com as discussões acerca do trabalho desenvolvido nessa etapa da Educação Básica e colaborar com a formação continuada de professores, gestores, técnicos e demais interessados pelo tema, aprimorando os conhecimentos sobre a educação e o cuidado das crianças de 0 a 6 anos e o desenvolvimento da Primeira Infância.
O curso possui como tema geral Estudos sobre “Primeira Infância e Educação Infantil” e está dividido em quatro fascículos, com os seguintes temas:
Fascículo 1: Primeira Infância no Brasil: Um estudo sobre as Políticas Curriculares e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC
Fascículo 2: Criança, um ser em desenvolvimento
Fascículo 3: Saúde, cuidados e fazeres na Educação Infantil
Fascículo 4: Contribuições das abordagens de Reggio Emilia e Emmi Pikler.
Carga horária
40 horas, assim distribuídas:
8 horas aulas interativas on-line (4 encontros de 2 horas)
32 horas de atividades complementares na plataforma EaD IBS
Público-alvo
Professores, assistentes ou auxiliares de turma, educadores sociais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS, servidores públicos, e de movimentos comunitários, profissionais do curso de Pedagogia e demais interessados pelo tema.
Observação:

Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.