Enroll in this curso to get access No momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdo

Primeira Infância

Primeira Infância

PI101
Iniciante
40 horas
Última atualização em 19 fevereiro 2025
2 alunos matriculados
Seu Estado
Não Inscrito
Preço
Fechado
Comece Agora
This curso is currently closed

Há décadas, a ciência vem nos mostrando que, se melhorarmos as condições de vida das crianças mais vulneráreis agora, garantindo a elas saúde, afeto, nutrição, segurança e educação de qualidade, as possibilidades de que elas tenham um futuro melhor aumentam consideravelmente. E quanto mais cedo essas intervenções acontecem, maiores são as chances dessas crianças alcançarem seu máximo potencial.  

De acordo com o economista americano James Heckman, prêmio Nobel de Economia no ano 2000, cada dólar investido na primeira infância traz até sete dólares de retorno da sociedade, ou seja, o investimento nessa fase é o caminho. Crianças que recebem estímulos apropriados durante a primeira fase da vida têm um desenvolvimento emocional e cognitivo mais saudável, que se reflete nas realizações na fase adulta, dessa maneira, é um dever constitucional do Estado e de toda a sociedade, garantir o bem-estar das crianças pequenas e suas famílias. 

Uma das estratégias para garantir que as crianças tenham boas experiências no começo da vida e isso se reflita em um futuro melhor, é a priorização do investimento em Educação Infantil de qualidade. Tendo em vista que as experiências vividas na primeira infância, sejam positivas ou negativas, serão levadas para a vida toda, é fundamental que as crianças tenham acesso a uma Educação Infantil de qualidade, com bons profissionais, ambientes e materiais apropriados, isso contribui para a construção de uma base sólida, que preparará a criança para a aprendizagem ao longo da vida. 

É certo que ainda temos um longo caminho pela frente, e a Educação Infantil, apesar de ser uma forte política pública, precisa avançar com relação à qualidade. Dessa maneira, o Instituto Brasil Solidário propõe a realização do curso Primeira Infância, na modalidade EaD, objetivando elevar e contribuir com as discussões acerca do trabalho desenvolvido nessa etapa da Educação Básica e colaborar com a formação continuada de professores, gestores, técnicos e demais interessados pelo tema, aprimorando os conhecimentos sobre a educação e o cuidado das crianças de 0 a 6 anos e o desenvolvimento da Primeira Infância.  

O curso possui como tema geral Estudos sobre “Primeira Infância e Educação Infantil” e está dividido em quatro fascículos, com os seguintes temas:  

Fascículo 1: Primeira Infância no Brasil: Um estudo sobre as Políticas Curriculares e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC  

Fascículo 2: Criança, um ser em desenvolvimento  

Fascículo 3: Saúde, cuidados e fazeres na Educação Infantil  

Fascículo 4: Contribuições das abordagens de Reggio Emilia e Emmi Pikler. 

Carga horária 

40 horas, assim distribuídas: 

8 horas aulas interativas on-line (4 encontros de 2 horas) 

32 horas de atividades complementares na plataforma EaD IBS 

Público-alvo 

Professores, assistentes ou auxiliares de turma, educadores sociais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS, servidores públicos, e de movimentos comunitários, profissionais do curso de Pedagogia e demais interessados pelo tema. 

Observação:


Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.

Você também pode gostar