Planejamento Pedagógico – T1

Planejamento Pedagógico - Turma 1

PP101
Iniciante
40 horas
Última atualização em 28 fevereiro 2025
115 alunos matriculados
Seu Estado
Não Inscrito
Preço
Fechado
Comece Agora
This curso is currently closed

Ao longo de muitos anos a escola se preocupou com discussões sobre planejamento pautadas nos conteúdos a serem abordados e, mais do que isso, com foco no “ensinar”, no papel e na atuação do professor em sala de aula. Desse modo, a estrutura do processo escolar esteve sempre pautada no ensino,​ centrado no professor,​ não na aprendizagem do estudante.  

A mudança de perspectiva, apesar de aparentemente simples e óbvia, não teve sucesso em muitas das organizações escolares que continuaram, ao longo de décadas, focadas em trabalhar a partir da ação do professor e esquecendo a aprendizagem dos estudantes. Desse modo, planejar o trabalho em sala de aula, para os profissionais da Educação que ainda estão voltados para essa perspectiva de ação e de ensino é uma ação mais desafiadora do que pode parecer.  

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:

O que você aprenderá neste curso EaD?  

Nos fascículos desenvolvidos para este curso nós vamos apresentar e discutir teorias e estratégias para o planejamento de aulas que favoreçam a aprendizagem dos nossos estudantes, além de identificar quais as aprendizagens necessárias apontadas pelos documentos oficiais (neste caso, principalmente a BNCC), visando o desenvolvimento de habilidades e competências.  

O curso está dividido em três fascículos:  

Fascículo 1 – Como aprendemos?  
Esse primeiro fascículo apresenta e discute teorias relacionadas à aprendizagem, bem como sinaliza as primeiras rotas para a construção de um planejamento pedagógico que possui como foco os objetivos de aprendizagem.   

Fascículo 2 – Como estruturamos o processo de aprendizagem?  
O segundo fascículo apresenta e explica a ideia do planejamento reverso: o que é, suas vantagens e os passos para sua implementação, contribuindo com a definição dos melhores objetivos e o que pode ser feito para alcançá-los.  

Fascículo 3 Quais estratégias podemos utilizar?  
O último fascículo convida a uma reflexão sobre os caminhos e estratégias que podem ser utilizadas na promoção de uma aprendizagem ativa, além da proposta de criação de um plano de aula aplicando o que foi construído no curso.  

Carga horária

40 horas, assim distribuídas:   
– 04 horas aulas interativas on-line (02 encontros de 02h);   
– 36 horas de atividades complementares na plataforma EaD IBS.  

Para quem é este curso EaD?  

Professores, gestores, técnicos da secretaria de educação, secretários de educação de municípios e escolas parceiras do IBS que já tenham realizado e concluído o curso EaD de Introdução à Educação Financeira e ​mais ​qualquer outro curso de formação EaD nas áreas de Arte e Cultura, Educomunicação e Incentivo à leitura do Instituto Brasil Solidário​ (totalizando no mínimo dois cursos já realizados pelo IBS para efetivar sua inscrição)​.  

Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de:  

– Compreender como se dá a aprendizagem e as principais teorias que embasam esse processo;  
– Refletir sobre as escolhas envolvidas na elaboração do planejamento pedagógico​, compreendendo suas etapas e processos​;  
– Elaborar planos de aula de qualidade com foco no alcance e clareza dos objetivos de aprendizagem.  

Observação:


Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.

Conteúdo de Curso

INTRODUÇÃO
FASCÍCULO 1
FASCÍCULO 2
FASCÍCULO 3
FINALIZAÇÃO DO CURSO
1 1 Avaliações

Avaliações

por Vanderlucia de Alencar F Oliveira 22 março 2024

O curso é maravilhoso, possibilita um repensar da prática do planejamento! Totalmente alinhado as premissas da BNCC, faz uma abordagem das etapas e processos do processo de ensino e aprendizagem, orientando como elaborar planos de aula de qualidade com foco no alcance e clareza dos objetivos de aprendizagem. Super recomendo!!!

5 pessoas encontraram esta ajuda

Você também pode gostar