Ao longo de muitos anos a escola se preocupou com discussões sobre planejamento pautadas nos conteúdos a serem abordados e, mais do que isso, com foco no “ensinar”, no papel e na atuação do professor em sala de aula. Desse modo, a estrutura do processo escolar esteve sempre pautada no ensino, centrado no professor, não na aprendizagem do estudante.
A mudança de perspectiva, apesar de aparentemente simples e óbvia, não teve sucesso em muitas das organizações escolares que continuaram, ao longo de décadas, focadas em trabalhar a partir da ação do professor e esquecendo a aprendizagem dos estudantes. Desse modo, planejar o trabalho em sala de aula, para os profissionais da Educação que ainda estão voltados para essa perspectiva de ação e de ensino é uma ação mais desafiadora do que pode parecer.
Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:
O que você aprenderá neste curso EaD?
Nos fascículos desenvolvidos para este curso nós vamos apresentar e discutir teorias e estratégias para o planejamento de aulas que favoreçam a aprendizagem dos nossos estudantes, além de identificar quais as aprendizagens necessárias apontadas pelos documentos oficiais (neste caso, principalmente a BNCC), visando o desenvolvimento de habilidades e competências.
O curso está dividido em três fascículos:
Fascículo 1 – Como aprendemos?
Esse primeiro fascículo apresenta e discute teorias relacionadas à aprendizagem, bem como sinaliza as primeiras rotas para a construção de um planejamento pedagógico que possui como foco os objetivos de aprendizagem.
Fascículo 2 – Como estruturamos o processo de aprendizagem?
O segundo fascículo apresenta e explica a ideia do planejamento reverso: o que é, suas vantagens e os passos para sua implementação, contribuindo com a definição dos melhores objetivos e o que pode ser feito para alcançá-los.
Fascículo 3 – Quais estratégias podemos utilizar?
O último fascículo convida a uma reflexão sobre os caminhos e estratégias que podem ser utilizadas na promoção de uma aprendizagem ativa, além da proposta de criação de um plano de aula aplicando o que foi construído no curso.
Carga horária
40 horas, assim distribuídas:
– 04 horas aulas interativas on-line (02 encontros de 02h);
– 36 horas de atividades complementares na plataforma EaD IBS.
Para quem é este curso EaD?
Professores, gestores, técnicos da secretaria de educação, secretários de educação de municípios e escolas parceiras do IBS que já tenham realizado e concluído o curso EaD de Introdução à Educação Financeira e mais qualquer outro curso de formação EaD nas áreas de Arte e Cultura, Educomunicação e Incentivo à leitura do Instituto Brasil Solidário (totalizando no mínimo dois cursos já realizados pelo IBS para efetivar sua inscrição).
Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de:
– Compreender como se dá a aprendizagem e as principais teorias que embasam esse processo;
– Refletir sobre as escolhas envolvidas na elaboração do planejamento pedagógico, compreendendo suas etapas e processos;
– Elaborar planos de aula de qualidade com foco no alcance e clareza dos objetivos de aprendizagem.
Observação:
Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.
Conteúdo do Curso
Avaliações
A proposta apresentada no curso superou minhas expectativas, uma vez que traz caminhos norteadores para que de fato aconteça uma mudança no fazer pedagógico. Ver o planejamento como um aliado da prática e não como algo meramente formal, que o sistema, o coordenador e o gestor cobram, possibilita uma nova forma de fazer. Obrigada pela oportunidade de compartilhar e de expor sugestões.
muito bom superou as expetativas