Todos são capazes de se expressar através de alguma forma de arte e pelo artesanato. Além disso, a reutilização de resíduos sólidos também pode contribuir com o desenvolvimento dessas expressões a partir de uma proposta criativa e sustentável de produção de objetos e materiais que podem ser utilizados no dia a dia.
Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:
O que você aprenderá neste curso EaD?
Além de técnicas e ideias de produções a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos, o curso de Oficinas criativas aborda o uso da criatividade na educação a partir do desenvolvimento de propostas de arte e artesanato na escola.
O curso está dividido em quatro fascículos:
Fascículo 1 – O uso da criatividade na educação
Esse primeiro fascículo estimula a criatividade na educação. Propõe uma reflexão acerca do papel da escola no desenvolvimento da criatividade do aluno, além de abordar as diferenças entre arte e artesanato e trazer dicas de sustentabilidade na criação artística.
Fascículo 2 – O uso (e o reuso) do plástico
A história do plástico, seu uso e o acúmulo de plásticos nos oceanos são questões abordadas nesse fascículo. A reciclagem, a proposta do projeto LEVE e dicas e ideias de produções com esse material também são apresentadas como soluções para redução de sua existência no meio ambiente.
Fascículo 3 – O uso do tecido e o Patchwork
Esse fascículo trata do uso do tecido, sua história e relação com a Revolução Industrial, além do trabalho com o patchwork e dicas e ideias de produções a partir da utilização desse material.
Fascículo 4 – Produção de artes e artesanato na escola
Esse fascículo apresenta a produção de arte e artesanato na escola como um terreno fértil para o desenvolvimento da transversalidade, realizando um diálogo com os componentes curriculares que abrem espaço para a produção de objetos e materiais que dão significado à aprendizagem.
Carga horária
40 horas, assim distribuídas:
- 04 horas aulas interativas on-line (02 encontros de 02h);
- 36 horas de atividades na Plataforma EaD IBS.
Para quem é este curso EaD?
Professores, educadores sociais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS, servidores públicos e de movimentos comunitários e demais interessados pelo tema.
Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de:
- Promover o desenvolvimento da criatividade a partir da produção artística na escola;
- Incentivar o uso de materiais reaproveitáveis na produção de objetos e elementos práticos utilizados no cotidiano;
- Apontar o empreendedorismo a partir da criação de artesanato como uma possibilidade de fonte de renda.
Observação:
Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.