No cenário contemporâneo brasileiro, formar leitores e escritores ainda é uma promessa – acontece de forma parcial, desigual e, por vezes, precária. Pensando de que forma podemos reverter esse cenário, chegamos à conclusão de que existe a necessidade de se refletir e planejar práticas metodológicas que incentivem a leitura literária dentro e fora do contexto escolar, contribuindo com a formação de cidadãos críticos e conscientes que encontram no hábito da leitura uma forma de desenvolver a criatividade e ampliar o seu conhecimento sociocultural.
Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:
O que você aprenderá neste curso EaD?
Iniciamos este curso com uma reflexão acerca da construção do leitor ao longo da vida e de que forma essa construção contribui para a nossa formação leitora e a formação dos leitores que almejamos construir. A continuidade do curso se dá, ainda, pelo contato, apresentação e incentivo à leitura de obras literárias que compõem o acervo literário IBS doado às escolas parceiras: um mergulho pela diversidade de gêneros, autores, ilustradores e um convite ao trabalho com projetos e ações transdisciplinares que podem ampliar o repertório leitor dos alunos e carimbar de vez a existência da arte literária nas escolas.
O curso está dividido em oito fascículos:
Fascículo 1 – A mediação da leitura literária e a formação do leitor
Nesse primeiro fascículo vamos dialogar como o leitor se constrói ao longo da vida, refletindo sobre a existência e desenvolvimento de práticas leitoras educativas, críticas literárias e poéticas que tragam as memórias afetivas e o reconhecimento dos indivíduos nessas leituras.
Fascículo 2 – Formação de professores leitores e mediadores da leitura literária
Nesse fascículo mergulharemos na atuação do professor leitor mediador da leitura literária, um convite para reflexões e descobertas para sentir o prazer em abrir um livro e se aventurar nas linhas e entrelinhas literárias.
Fascículo 3 – Incentivo à leitura e Contação de histórias
Nesse fascículo fazemos um convite para que os professores liberem sua criatividade e deixem-se levar pela criança curiosa que há dentro de si, provocando leitores, leituras e promovendo o prazer de ler o mundo através de práticas de leitura e contação de histórias que despertam e encantam o leitor que existe em cada um.
Fascículo 4 – A importância da Biblioteca
Nesse fascículo vamos compreender a importância da Biblioteca – Implementação e Organização da Biblioteca Escolar aprofundando a leitura e estudo sobre as seguintes leis: Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e da Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), entendendo, assim, a biblioteca como lugar de encontro do sujeito com a arte, ciência, filosofia, história, lugar social, e político, não sendo, de modo nenhum, um lugar neutro. O foco também se voltará para o planejamento das possibilidades de mediação da leitura a serem desenvolvidas nesses espaços.
Fascículo 5 – Acervo Literário IBS – Um mundo de palavras
Nesse fascículo vamos refletir sobre um hiato chamado tempo e provocar o encontro do professor com o livro literário através da apresentação e contato com o acervo literário IBS, tratando de pensar acessos e caminhos que culminam na conversa contínua entre pessoas e livros.
Fascículo 6 – Livros e reflexões: O livro literário – Um mundo de palavras
Proporcionar o encontro com o livro literário e suas diversas possibilidades é o objetivo desse fascículo, através da bibliodiversidade de gêneros, temas, autores e ilustradores, possibilitando não só que as crianças leitoras possam refletir sobre suas experiências, questões, medos e desafios a partir das histórias encontradas nos livros, mas que possam elaborá-los e vivenciá-los pela perspectiva dos personagens, que se tornam companheiros próximos.
Fascículo 7 – Estratégias de Incentivo à Leitura e Práticas interdisciplinares IBS
As áreas temáticas do IBS e a transdisciplinaridade existente entre elas serão apresentadas nesse fascículo, assim como as sugestões e propostas de ações que podem ser desenvolvidas nas escolas relacionadas ao incentivo à leitura.
Fascículo 8 – A poética na formação
Nosso último fascículo traz um diálogo com a arte da poesia na escola, o reconhecimento de que o mundo não se dá apenas através de leituras de textos científicos. O convite aqui é para a leitura diária de poesias, que se traduz no convite à defesa do direito fundamental de todos: o direito à literatura.
Carga horária
80 horas, assim distribuídas:
- 06 horas aulas interativas on-line (03 encontros de 02 horas);
- 74 horas de atividades complementares na plataforma EaD IBS.
Para quem é este curso EaD?
Professores, assistentes ou auxiliares de turma, educadores sociais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS.
Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de:
- Ampliar as práticas culturais incluindo a biblioteca como opção de lazer e fruição, constituindo-se como um espaço de intercâmbio de experiências;
- Compreender o acesso à arte literária e aos bens culturais como direitos sociais;
- Proporcionar momentos de mediação da leitura significativas de interação mediante o uso da arte literária, abrindo campo para a renovação de estudos, temas, gêneros, obras e autores;
- Compreender a importância do papel do professor – mediador da leitura literária na formação do leitor.
Observação:
Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.
Conteúdo do Curso
Avaliações
Curso de Incentivo à leitura é simplesmente maravilhoso!!!!
Impactante,simplesmente maravilhosa.