Seu Estado
Não Inscrito
Preço
Fechado
Comece Agora
This curso is currently closed

No cenário contemporâneo brasileiro, formar leitores e escritores ainda é uma promessa – acontece de forma parcial, desigual e, por vezes, precária. Pensando de que forma podemos reverter esse cenário, chegamos à conclusão de que existe a necessidade de se refletir e planejar práticas metodológicas que incentivem a leitura literária dentro e fora do contexto escolar, contribuindo com a formação de cidadãos críticos e conscientes que encontram no hábito da leitura uma forma de desenvolver a criatividade e ampliar o seu conhecimento sociocultural.  

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:

O que você aprenderá neste curso EaD? 

Iniciamos este curso com uma reflexão acerca da construção do leitor ao longo da vida e de que forma essa construção contribui para a nossa formação leitora e a formação dos leitores que almejamos construir. A continuidade do curso se dá, ainda, pelo contato, apresentação e incentivo à leitura de obras literárias que compõem o acervo literário IBS doado às escolas parceiras: um mergulho pela diversidade de gêneros, autores, ilustradores e um convite ao trabalho com projetos e ações transdisciplinares que podem ampliar o repertório leitor dos alunos e carimbar de vez a existência da arte literária nas escolas. 

O curso está dividido em oito fascículos: 

Fascículo 1 – A mediação da leitura literária e a formação do leitor  

Nesse primeiro fascículo vamos dialogar como o leitor se constrói ao longo da vida, refletindo sobre a existência e desenvolvimento de práticas leitoras educativas, críticas literárias e poéticas que tragam as memórias afetivas e o reconhecimento dos indivíduos nessas leituras.  

Fascículo 2 – Formação de professores leitores e mediadores da leitura literária 

Nesse fascículo mergulharemos na atuação do professor leitor mediador da leitura literária, um convite para reflexões e descobertas para sentir o prazer em abrir um livro e se aventurar nas linhas e entrelinhas literárias.  

Fascículo 3 – Incentivo à leitura e Contação de histórias 

Nesse fascículo fazemos um convite para que os professores liberem sua criatividade e deixem-se levar pela criança curiosa que há dentro de si, provocando leitores, leituras e promovendo o prazer de ler o mundo através de práticas de leitura e contação de histórias que despertam e encantam o leitor que existe em cada um.  

Fascículo 4 – A importância da Biblioteca   

Nesse fascículo vamos compreender a importância da Biblioteca – Implementação e Organização da Biblioteca Escolar aprofundando a leitura e estudo sobre as seguintes leis: Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e da Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), entendendo, assim, a biblioteca como lugar de encontro do sujeito com a arte, ciência, filosofia, história, lugar social, e político, não sendo, de modo nenhum, um lugar neutro. O foco também se voltará para o planejamento das possibilidades de mediação da leitura a serem desenvolvidas nesses espaços.  

Fascículo 5 – Acervo Literário IBS – Um mundo de palavras 

Nesse fascículo vamos refletir sobre um hiato chamado tempo e provocar o encontro do professor com o livro literário através da apresentação e contato com o acervo literário IBS, tratando de pensar acessos e caminhos que culminam na conversa contínua entre pessoas e livros.    

Fascículo 6 – Livros e reflexões: O livro literário – Um mundo de palavras 

Proporcionar o encontro com o livro literário e suas diversas possibilidades é o objetivo desse fascículo, através da bibliodiversidade de gêneros, temas, autores e ilustradores, possibilitando não só que as crianças leitoras possam refletir sobre suas experiências, questões, medos e desafios a partir das histórias encontradas nos livros, mas que possam elaborá-los e vivenciá-los pela perspectiva dos personagens, que se tornam companheiros próximos. 

Fascículo 7 – Estratégias de Incentivo à Leitura e Práticas interdisciplinares IBS  

As áreas temáticas do IBS e a transdisciplinaridade existente entre elas serão apresentadas nesse fascículo, assim como as sugestões e propostas de ações que podem ser desenvolvidas nas escolas relacionadas ao incentivo à leitura.   

Fascículo 8 – A poética na formação 

Nosso último fascículo traz um diálogo com a arte da poesia na escola, o reconhecimento de que o mundo não se dá apenas através de leituras de textos científicos. O convite aqui é para a leitura diária de poesias, que se traduz no convite à defesa do direito fundamental de todos: o direito à literatura.  

Carga horária 

80 horas, assim distribuídas:  

  • 06 horas aulas interativas on-line (03 encontros de 02 horas);  
  • 74 horas de atividades complementares na plataforma EaD IBS. 

Para quem é este curso EaD? 

Professores, assistentes ou auxiliares de turma, educadores sociais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS. 

Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de: 

  • Ampliar as práticas culturais incluindo a biblioteca como opção de lazer e fruição, constituindo-se como um espaço de intercâmbio de experiências; 
  • Compreender o acesso à arte literária e aos bens culturais como direitos sociais; 
  •  Proporcionar momentos de mediação da leitura significativas de interação mediante o uso da arte literária, abrindo campo para a renovação de estudos, temas, gêneros, obras e autores; 
  • Compreender a importância do papel do professor – mediador da leitura literária na formação do leitor. 

Observação:


Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.

Curso Conteúdo

Expandir tudo
INTRODUÇÃO
FASCÍCULO 1
FASCÍCULO 2
FASCÍCULO 3
FASCÍCULO 4
FASCÍCULO 5
FASCÍCULO 6
FASCÍCULO 7
FASCÍCULO 8
FINALIZAÇÃO DO CURSO
Conteúdo da Unidade
0% Completo 0/2 Etapas
4.7 13 Avaliações

Avaliações

por Vancleides Lopes de Souza 26 novembro 2020

Estou encantada com o curso com tantos momentos vividos e com certeza farão parte da minha trajetória como pessoa e como profissional para sempre. Grandes lições aprendidas com cada fascículo e com cada aula presencial. Muitos saberes compartilhados com meus novos amigos denominados anjos. Meu conselho para vocês é que voem alto e não esqueçam de passar em Luís Eduardo que eu quero ir junto nesta aventura maravilhosa e cheia de encantamentos. Muito obrigada anjos do IBS.
GRATIDÂO!!!!!

5 pessoas encontraram esta ajuda
por Vanuza Maria Batista Vieira 26 novembro 2020

Foram manhãs de terças e quintas- feiras maravilhosas! Uma formação inesquecível.
O encantamento é realmente contagioso, e só através deles nos tomamos MEDIADORES DA LEITURA.
Encantada, gravemente encantada. Mas sem medo nenhum de contagiar os outros, os meus alunos e colegas. Sairei por aí sem nenhum receio de contagiar todos!
Obrigada IBS 💛💚

5 pessoas encontraram esta ajuda
por Carol Lopes 29 setembro 2020

O curso de Incentivo à Leitura ofereceu subsídios para a implementação de atividades de leitura e mediação de leitura na escola. Completo, inclui desde a organização da biblioteca até a formação de profissionais capacitados para destilar o amor pelos livros e pela leitura. Deixou a gente com vontade de sair por aí contando lindas histórias para envolver crianças de todas as idades!

4 pessoas encontraram esta ajuda
por Maria Lúcia de Brito Silva Pereira 10 maio 2023

Neste curso foi muito gratificante para mim como mediadora de leitura a incentivar os alunos e o meu filho ao encantamento pela leitura com prazer e amor. Agradeço a todos do IBS pelo incentivo de fazer cursos para todos. E estou aguardando a visita novamente aqui na praia de QUATIPURU MIRIM, Tracuateua Pará.Obrigada a todos.

2 pessoas encontraram esta ajuda
por Gilvana Santos Guimarães 26 outubro 2021

Foi maravilhoso participar do Curso Incentivo a leitura! Toda paixão de Zenaide e Carmélia como mediadoras de leitura resgatou em mim a leitora que fui um dia. Ao final do curso o desejo é de ler , ler e ler…Gratidão !!!!

2 pessoas encontraram esta ajuda
por Amiriz da Costa Sousa 15 outubro 2021

Excelente curso 😉

2 pessoas encontraram esta ajuda
por Maria Alves de Souza 16 dezembro 2020

O curso foi muito bom. Os professores são capacitados e os materiais na plataforma é prático e didático.

2 pessoas encontraram esta ajuda
por Maria Dulce de Azevedo Santino 14 dezembro 2020

Amei essa formação. O encantamento começa com as palavras de incentivo das formadoras. Agradeço a Carmelia e Zenaide pelos momentos de crescimento que puderam me proporcionar. Esse contato com os escritores foi perfeito. Nos leva a ter certeza que vale a pena ser mediadores da leitura e encantar cada criança.

2 pessoas encontraram esta ajuda
por Levina Maria T. Borges 22 outubro 2020

Este curso me fez voltar a infância de meus filhos, em muitos momentos me emocionei.
Um curso que mostra a escola um novo olhar para os livros e a leitura.
Ensina e dar opções de como preparar uma linda biblioteca com poucos recursos, para atrair o público escolar para a leitura.
Ensina várias técnicas de como incentivar a leitura no ambiente escolar.
Deixa a gente com vontade de ler…. ler…ler.
Eu adorei o curso.
Sair deste curso muito mais feliz do que quando entrei.
Parabéns pelo material!

11 pessoas encontraram esta ajuda
por Marcia Maria Estrela 7 abril 2024

ATRIBUO NOTA MÁXIMA PELA QUALIDADE DOS CONTEDOS, PELA METODOLOGIA, PELA ATENÇÃO DOS MEDIADORES E TECNICOS PARA COM OS CURSISTAS

Uma pessoa encontrou esta ajuda