Enroll in this curso to get access No momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdo

Introdução ao Incentivo à leitura – T1

Introdução ao Incentivo à leitura - Turma 1

IL101
Iniciante
80 horas
Última atualização em 18 fevereiro 2025
56 alunos matriculados
Seu Estado
Não Inscrito
Preço
Fechado
Comece Agora
This curso is currently closed

No cenário contemporâneo brasileiro, formar leitores e escritores ainda é uma promessa – acontece de forma parcial, desigual e, por vezes, precária. Pensando de que forma podemos reverter esse cenário, chegamos à conclusão de que existe a necessidade de se refletir e planejar práticas metodológicas que incentivem a leitura literária dentro e fora do contexto escolar, contribuindo com a formação de cidadãos críticos e conscientes que encontram no hábito da leitura uma forma de desenvolver a criatividade e ampliar o seu conhecimento sociocultural.  

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:

O que você aprenderá neste curso EaD? 

Iniciamos este curso com uma reflexão acerca da construção do leitor ao longo da vida e de que forma essa construção contribui para a nossa formação leitora e a formação dos leitores que almejamos construir. A continuidade do curso se dá, ainda, pelo contato, apresentação e incentivo à leitura de obras literárias que compõem o acervo literário IBS doado às escolas parceiras: um mergulho pela diversidade de gêneros, autores, ilustradores e um convite ao trabalho com projetos e ações transdisciplinares que podem ampliar o repertório leitor dos alunos e carimbar de vez a existência da arte literária nas escolas. 

O curso está dividido em oito fascículos: 

Fascículo 1 – A mediação da leitura literária e a formação do leitor  

Nesse primeiro fascículo vamos dialogar como o leitor se constrói ao longo da vida, refletindo sobre a existência e desenvolvimento de práticas leitoras educativas, críticas literárias e poéticas que tragam as memórias afetivas e o reconhecimento dos indivíduos nessas leituras.  

Fascículo 2 – Formação de professores leitores e mediadores da leitura literária 

Nesse fascículo mergulharemos na atuação do professor leitor mediador da leitura literária, um convite para reflexões e descobertas para sentir o prazer em abrir um livro e se aventurar nas linhas e entrelinhas literárias.  

Fascículo 3 – Incentivo à leitura e Contação de histórias 

Nesse fascículo fazemos um convite para que os professores liberem sua criatividade e deixem-se levar pela criança curiosa que há dentro de si, provocando leitores, leituras e promovendo o prazer de ler o mundo através de práticas de leitura e contação de histórias que despertam e encantam o leitor que existe em cada um.  

Fascículo 4 – A importância da Biblioteca   

Nesse fascículo vamos compreender a importância da Biblioteca – Implementação e Organização da Biblioteca Escolar aprofundando a leitura e estudo sobre as seguintes leis: Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e da Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), entendendo, assim, a biblioteca como lugar de encontro do sujeito com a arte, ciência, filosofia, história, lugar social, e político, não sendo, de modo nenhum, um lugar neutro. O foco também se voltará para o planejamento das possibilidades de mediação da leitura a serem desenvolvidas nesses espaços.  

Fascículo 5 – Acervo Literário IBS – Um mundo de palavras 

Nesse fascículo vamos refletir sobre um hiato chamado tempo e provocar o encontro do professor com o livro literário através da apresentação e contato com o acervo literário IBS, tratando de pensar acessos e caminhos que culminam na conversa contínua entre pessoas e livros.    

Fascículo 6 – Livros e reflexões: O livro literário – Um mundo de palavras 

Proporcionar o encontro com o livro literário e suas diversas possibilidades é o objetivo desse fascículo, através da bibliodiversidade de gêneros, temas, autores e ilustradores, possibilitando não só que as crianças leitoras possam refletir sobre suas experiências, questões, medos e desafios a partir das histórias encontradas nos livros, mas que possam elaborá-los e vivenciá-los pela perspectiva dos personagens, que se tornam companheiros próximos. 

Fascículo 7 – Estratégias de Incentivo à Leitura e Práticas interdisciplinares IBS  

As áreas temáticas do IBS e a transdisciplinaridade existente entre elas serão apresentadas nesse fascículo, assim como as sugestões e propostas de ações que podem ser desenvolvidas nas escolas relacionadas ao incentivo à leitura.   

Fascículo 8 – A poética na formação 

Nosso último fascículo traz um diálogo com a arte da poesia na escola, o reconhecimento de que o mundo não se dá apenas através de leituras de textos científicos. O convite aqui é para a leitura diária de poesias, que se traduz no convite à defesa do direito fundamental de todos: o direito à literatura.  

Carga horária 

80 horas, assim distribuídas:  

  • 06 horas aulas interativas on-line (03 encontros de 02 horas);  
  • 74 horas de atividades complementares na plataforma EaD IBS. 

Para quem é este curso EaD? 

Professores, assistentes ou auxiliares de turma, educadores sociais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS. 

Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de: 

  • Ampliar as práticas culturais incluindo a biblioteca como opção de lazer e fruição, constituindo-se como um espaço de intercâmbio de experiências; 
  • Compreender o acesso à arte literária e aos bens culturais como direitos sociais; 
  •  Proporcionar momentos de mediação da leitura significativas de interação mediante o uso da arte literária, abrindo campo para a renovação de estudos, temas, gêneros, obras e autores; 
  • Compreender a importância do papel do professor – mediador da leitura literária na formação do leitor. 

Observação:


Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.

Você também pode gostar