O trabalho com a fotografia na escola amplia a imaginação, desperta a percepção do entorno e exercita o protagonismo dos estudantes. Além de compreender acerca de aspectos técnicos e profissionais dessa arte, em nosso curso veremos a fotografia como um recurso prático que ajuda na consolidação dos componentes curriculares, articulando pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, comunicação e cultura digital, competências elencadas na BNCC.
Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o curso:
O que você aprenderá neste curso EaD?
Iniciamos esse curso com uma introdução à comunicação social e à educomunicação e chegamos ao uso prático da fotografia na escola, através de propostas e projetos transversais.
O curso está dividido em cinco fascículos:
Fascículo 1 – Introdução à comunicação social e à educomunicação
Nesse primeiro fascículo iremos trabalhar alguns fundamentos da comunicação que nos acompanharão durante a realização do nosso curso: o que é a comunicação; uma breve história da comunicação; e os diferentes meios de comunicação em massa e seus usos.
Nesse fascículo, o educador aprofundará seus conhecimentos para um debate importante junto à seus alunos e famílias em um tempo de mídias sociais e alta exposição nas redes – e onde esse debate se faz necessário nas escolas.
Fascículo 2 – Introdução à fotografia – Técnica
Nesse fascículo iniciamos os estudos sobre a arte da fotografia, conhecendo elementos e os princípios básicos de uma câmera fotográfica, chegando, ainda, ao uso dos smartphones como câmeras acessíveis e de bolso.
Aqui falaremos da importância de dominar a técnica no ato de fotografar: uso da velocidade do obturador, abertura do diafragma e profundidade de campo e sensibilidade a luz ISO, entre outros assuntos importantes na arte e técnica fotográfica.
Fascículo 3 – Análise de imagem e fotografia criativa – Estudos da luz
Nesse terceiro fascículo iniciaremos o processo de observação e imersão criativa do trabalho do fotógrafo, a partir de uma percepção criativa e análise das cenas do cotidiano que podem render bons registros.
Composição, enquadramento, iluminação, movimento, percepção do olhar… são questões estudadas e, claro, grandes fotógrafos também são apresentados e analisados para boas referências no estudo.
Fascículo 4 – A composição na arte fotográfica e a fotografia moderna no Brasil
Nesse fascículo vamos apurar ainda mais nossa sensibilidade em relação à composição e à estética da imagem.
Adentraremos o mundo emotivo, intelectual e espiritual da arte fotográfica mergulhando no rico oceano da fotografia moderna brasileira da década de 50 aos anos 70. Nosso grande guia nessa viagem será um dos maiores fotógrafos artísticos brasileiros, Eduardo Salvatore.
Fascículo 5 – Fotografia na escola
O último fascículo traz um olhar com um pouco mais de profundidade para o uso da arte da fotografia na escola.
Suas possibilidades, projetos fotográficos com alunos, debates, dicas, sugestões e projetos interdisciplinares e transversais são apresentados como recursos que podem contribuir com o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes nas escolas.
Carga horária
40 horas, assim distribuídas:
- 04 horas aulas interativas on-line (02 encontros de 02h);
- 36 horas de atividades na Plataforma EaD IBS.
Para quem é este curso EaD?
Professores, educadores sociais, pesquisadores, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS, servidores públicos e de movimentos comunitários e demais interessados pelo tema.
Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de:
- Incorporar uma rotina na escola com o uso de máquinas fotográficas e análise de imagens/fotografias visando contribuir com o processo de ensino-aprendizagem;
- Desenvolver projetos escolares interdisciplinares e transversais fazendo uso da fotografia como recurso que potencializa o protagonismo e autoria dos alunos;
- Disseminar boas práticas a partir do uso da tecnologia e utilização da fotografia como arte e elemento de transformação social.
Observação:
Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.