Ementa
O curso tem como objetivo apresentar conteúdos teóricos e principalmente práticos, capacitando os professores, mediadores da leitura para organização e utilização do cantinho da leitura, além dos conteúdos de mediação e práticas pedagógicas com foco na formação do leitor literário na escola.
“Sem encantamento o conhecimento não nos afeta de verdade”
Por que criar cantinhos da leitura literária na escola?
Qual a importância da escola para a formação do comportamento leitor?
Que tal transformar aquele espaço comum na sala de aula em um ambiente acolhedor para incentivar a leitura na escola?
- Encontro com a arte e com o livro literário;
- Seleção do acervo literário;
- Intencionalidade e planejamento;
- Organização e ambientação;
- Práticas literárias como garantia de acesso ao livro literário.
Para que a função utilitária da literatura […] possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora, é preciso supor – e, portanto, garantir a formação de […] um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura.” (BNCC, 2018, pág. 138)
O que você aprenderá neste curso EaD?
Tendo em vista a importância da escola para a formação de leitores, políticas de acesso à literatura, como o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que têm papel essencial na construção do acervo das bibliotecas escolares e organização do cantinho de leitura. Assim, juntos com cada um de vocês – os professores leitores mediadores da leitura literária trabalhamos para que a escola possa assumir seu papel de protagonista na formação de novos leitores, compreendendo o acesso ao livro como um bem comum e um direito de todas as pessoas.
Quanto mais eu sei, mais eu sinto prazer e o nosso objetivo é formar pessoas que consigam se conectar com a literatura e, a partir daí, refletir sobre sua própria vida e sobre a condição humana.
O curso está dividido em dois fascículos:
Fascículo 1 – Cantinhos de Leitura – Preparação
No primeiro fascículo vamos orientar a criação de cantinhos de leitura, um espaço literário na escola que estimula, com uma boa seleção de livros, a leitura como rotina e se torna eficaz na formação de leitores. Aqui você vai ver como tornar isso uma realidade na sua escola.
Fascículo 2 – Cantinhos de Leitura – Funcionamento
Nesse fascículo vamos colocar este espaço literário em prática e compreender como esses ambientes tão importantes para formação do leitor vão contribuir no desenvolvimento das práticas literárias, atraindo os leitores como um convite e assim, incentivando o encontro com a leitura literária na escola.
Carga horária
20 horas, assim distribuídas:
- 02 horas aulas interativas on-line (01 encontro de 02 horas);
- 18 horas de atividades complementares na plataforma EaD IBS.
Para quem é este curso EaD?
Professores, mediadores da leitura, assistentes ou auxiliares de turma, educadores sociais, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS.
Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de:
- Ampliar as práticas literárias na escola incluindo o cantinho de leitura como opção de encontro com a arte e o livro literário, constituindo-se como um espaço de ponte como encontro entre o: mediador da leitura, o livro e o leitor;
- Compreender o acesso à arte literária e aos bens culturais como direitos sociais;
- Proporcionar momentos de mediação da leitura significativas de interação mediante o uso da arte literária, abrindo campo para a renovação de estudos, temas, gêneros, obras e autores;
- Compreender a importância do papel do professor – mediador da leitura literária na formação do leitor.
Observação:
Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.