Enroll in this curso to get access No momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdoNo momento, você não tem acesso a este conteúdo

Cantinhos de Leitura – T1

Cantinhos de Leitura - Turma 1

IL201
Intermediário
20 horas
Última atualização em 2 abril 2025
122 alunos matriculados
Seu Estado
Não Inscrito
Preço
Fechado
Comece Agora
This curso is currently closed

Ementa

O curso tem como objetivo apresentar conteúdos teóricos e principalmente práticos, capacitando os professores, mediadores da leitura para organização e utilização do cantinho da leitura, além dos conteúdos de mediação e práticas pedagógicas com foco na formação do leitor literário na escola.

“Sem encantamento o conhecimento não nos afeta de verdade”

Por que criar cantinhos da leitura literária na escola?

Qual a importância da escola para a formação do comportamento leitor?

Que tal transformar aquele espaço comum na sala de aula em um ambiente acolhedor para incentivar a leitura na escola?

  • Encontro com a arte e com o livro literário;
  • Seleção do acervo literário;
  • Intencionalidade e planejamento;
  • Organização e ambientação;
  • Práticas literárias como garantia de acesso ao livro literário.

Para que a função utilitária da literatura […] possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora, é preciso supor – e, portanto, garantir a formação de […] um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura.” (BNCC, 2018, pág. 138)

O que você aprenderá neste curso EaD?

Tendo em vista a importância da escola para a formação de leitores, políticas de acesso à literatura, como o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que têm papel essencial na construção do acervo das bibliotecas escolares e organização do cantinho de leitura. Assim, juntos com cada um de vocês – os professores leitores mediadores da leitura literária trabalhamos para que a escola possa assumir seu papel de protagonista na formação de novos leitores, compreendendo o acesso ao livro como um bem comum e um direito de todas as pessoas.

Quanto mais eu sei, mais eu sinto prazer e o nosso objetivo é formar pessoas que consigam se conectar com a literatura e, a partir daí, refletir sobre sua própria vida e sobre a condição humana.

O curso está dividido em dois fascículos:

Fascículo 1 – Cantinhos de Leitura – Preparação

No primeiro fascículo vamos orientar a criação de cantinhos de leitura, um espaço literário na escola que estimula, com uma boa seleção de livros, a leitura como rotina e se torna eficaz na formação de leitores. Aqui você vai ver como tornar isso uma realidade na sua escola.

Fascículo 2 – Cantinhos de Leitura – Funcionamento

Nesse fascículo vamos colocar este espaço literário em prática e compreender como esses ambientes tão importantes para formação do leitor vão contribuir no desenvolvimento das práticas literárias, atraindo os leitores como um convite e assim, incentivando o encontro com a leitura literária na escola.

Carga horária

20 horas, assim distribuídas: 

  • 02 horas aulas interativas on-line (01 encontro de 02 horas); 
  • 18 horas de atividades complementares na plataforma EaD IBS.

Para quem é este curso EaD?

Professores, mediadores da leitura, assistentes ou auxiliares de turma, educadores sociais, gestores e profissionais dos municípios e escolas parceiras do IBS.

Esperamos que ao final deste curso você seja capaz de:

  • Ampliar as práticas literárias na escola incluindo o cantinho de leitura como opção de encontro com a arte e o livro literário, constituindo-se como um espaço de ponte como encontro entre o: mediador da leitura, o livro e o leitor;
  • Compreender o acesso à arte literária e aos bens culturais como direitos sociais;
  • Proporcionar momentos de mediação da leitura significativas de interação mediante o uso da arte literária, abrindo campo para a renovação de estudos, temas, gêneros, obras e autores;
  • Compreender a importância do papel do professor – mediador da leitura literária na formação do leitor.

Observação:


Recomendamos o uso de notebook ou computador com webcam para a realização das atividades.

Você também pode gostar

Gestão Escolar

Planejamento Pedagógico – T2

O curso de Planejamento Pedagógico propõe uma reflexão sobre as escolhas envolvidas na elaboração de um plano de aula, compreendendo suas etapas e processos, orientando a elaboração de planos de qualidade com foco no alcance e clareza dos objetivos de aprendizagem, de acordo com a BNCC e outros documentos normativos.
Curso ended