“Com sede no Ceará e ações multiplicadas em escolas das 5 regiões do Brasil, o Instituto Brasil Solidário foi selecionado como uma das organizações mais confiáveis para se doar no país”
Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Brasil Solidário, está entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, em premiação promovida pelo Instituto Doar, com apoio da Rede Filantropia e a agência O Mundo que Queremos. O prêmio foi criado com a proposta de reconhecer organizações de todo o país que se destacam pelo trabalho em prol da sociedade, promovendo boas práticas de gestão e transparência, dentro de um universo de 300 mil ONGs no Brasil.
A listagem das organizações que irão compor o Guia Melhores ONGs deste ano, foi anunciada em uma cerimônia realizada em São Paulo na última segunda-feira, dia 18 de novembro, no Teatro J. Safra.
Segundo a organização do Prêmio, para selecionar as 100 melhores, a comissão julgadora avaliou 47 critérios, divididos em temáticas como: causa e estratégia de atuação; representação e responsabilidade; gestão e planejamento; estratégia de financiamento; comunicação e prestação de contas.
Segundo o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, o Prêmio reforça a legitimidade e seriedade do trabalho promovido por organizações sociais de todo o Brasil, além de permitir uma visibilidade importante para potenciais doadores.
“Receber uma premiação como essa é receber uma chancela de que não só estamos na direção certa, fazendo um trabalho importante para a sociedade como um todo, mas também estamos conseguindo um trabalho de excelência na gestão administrativa, que garante uma segurança e confiança para os nossos parceiros e financiadores sobre a importância desse investimento social que efetivamente gera impacto na sociedade”, ressalta Luis.
O Instituto Brasil Solidário já possui 20 anos de trajetória e ao longo desse caminho, percorremos mais de 1.000 escolas em todo o Brasil, beneficiando 47.255 alunos e 16.122 professores capacitados. São mais de 170 municípios impactados com ações do Instituto nas 5 regiões do país, apontando que é possível acreditar na transformação social e sustentável por meio da educação!
DOAÇÃO ATRAVÉS DO IMPOSTO DE RENDA
Muitas pessoas desconhecem, mas através da Lei Rouanet (Lei 8.313/91) é possível destinar parte do imposto de renda para instituições e projetos de fomento à arte e cultura no Brasil. Esse benefício fiscal está à disposição de qualquer cidadão, seja pessoa física ou jurídica, e tem ajudado a manter projetos importantes de impacto social no país. A lei permite que o contribuinte, ao fazer a declaração de renda completa, tenha o valor investido ressarcido no ano fiscal seguinte ao ano do incentivo, na forma de abatimento ou restituição no Imposto de Renda, ou seja, ele contribui socialmente e ainda paga menos à Receita Federal.
Através desses mecanismos de doação, com ajuda de pessoas físicas e jurídicas, o Instituto Brasil Solidário, por meio de um Plano Bienal, segue promovendo ações de Educação, Arte e Cultura em escolas da rede pública de ensino em várias regiões do Brasil. A proposta envolve formações transversais com atividades e oficinas práticas de Mediação de Leitura, Teatro de Sombras, Artes Cênicas, Pintura e Desenho, Xilogravura, Música, Patchwork até formações em produção audiovisual, com oficinas de fotografia e rádio escolar, junto a doações de livros e materiais que auxiliam num trabalho de transformação social dentro e fora do ambiente escolar.
IBS EM NÚMEROS
176 cidades impactadas;
Em 21 Estados;
Das 5 regiões do Brasil.
270 bibliotecas montadas;
1.032 escolas trabalhadas;
47.255 alunos beneficiados;
16.122 professores capacitados.
280.000 beneficiários diretos.
4.200.000 beneficiários totais.
Mais informações:
Gabriela Martins – Assessora de Comunicação
Telefone: (85) 9 99227266
gabrielamartins.jornalismo@gmail.com