No mês em que se comemoram várias datas importantes de incentivo à leitura, como o Dia da Biblioteca Escolar (28/10) e o Dia Nacional do Livro (29/10), o Instituto Brasil Solidário, em parceria com a Azulis, plataforma que oferece soluções para empreendedores, preparou uma programação especial entre os dias 24 e 26 de outubro, com várias oficinas práticas e voluntariado na Escola Estadual Princesa Isabel, na capital paulista.
Os workshops envolvem desde atividades de valorização da arte, cultura e mediação de leitura até o Projeto Jogos de Educação Financeira, que traz uma proposta lúdica e criativa para abordar os conceitos de poupar, empreender e investir a partir de duas atividades: Piquenique e Bons Negócios. O material será doado para a escola sede das atividades e ficará disponível também na biblioteca, podendo ser utilizado de forma interdisciplinar nas ações pedagógicas promovidas pelos educadores.
Com uma programação dinâmica e interativa com toda a comunidade escolar e voluntários da Azulis, a iniciativa pretende mobilizar mais de 150 participantes que serão protagonistas em todo o processo de aprendizagem e transformação da escola. As ações incluem, ainda, a doação de um acervo de livros para a biblioteca e a construção de um espaço literário sustentável, que será pintado e todo ambientado com participação dos próprios alunos e educadores da escola. “Acreditamos que é importante despertar o interesse das crianças pela leitura e pela educação financeira, pois esses aprendizados podem moldar comportamentos que serão importantes para o restante da vida profissional e pessoal delas”, comenta Daniel Miranda, gerente-geral da Azulis.
Entre as oficinas, será promovida uma capacitação em mediação de leitura, que formará alunos monitores para o projeto “Anjos da Leitura”. A proposta faz parte de uma iniciativa que envolve escolas em todo o Brasil que já receberam as atividades do Instituto Brasil Solidário e que incorporam dentro do currículo escolar ações contínuas de incentivo à leitura, como o ”30 Minutos pela Leitura”, “São João Literário” e “Maratonas de Leitura”.
As ações de pintura e desenho também serão trabalhadas na instalação dos cantinhos da leitura, dando vida a árvores literárias e utilizando materiais sustentáveis, como paletes e pneus reaproveitados. A xilogravura também será apresentada como uma proposta para a produção de textos junto a imagens, além da literatura de cordel e de uma outra técnica de estamparia em camisas, que pode abrir oportunidades para geração de renda na comunidade.
“A ideia é inspirar projetos e atividades replicáveis que podem ser multiplicadas para além dos muros da escola, com impacto dentro e fora de sala de aula, contando com auxílio e participação de familiares, além da comunidade do entorno. Em todo o processo de produção e aprendizagem, será incentivado o protagonismo dos alunos e educadores, que poderão pintar, interpretar e se apropriar de cada cantinho da escola de forma efetiva e sendo parte da transformação dos ambientes e espaços literários”, comenta Luis Salvatore, Presidente do Instituto Brasil Solidário.
Sustentabilidade, finanças pessoais e incentivo à leitura como tema transversal
Durante todo o evento, será ressaltada a importância da reciclagem e o reaproveitamento de materiais, em todas as formações e oficinas práticas, além dos jogos de educação financeira. Os espaços literários lúdicos e criativos serão montados com materiais acessíveis, como pneus, prateleiras e nichos de paletes que podem ser encontrados com facilidade na escola e na própria comunidade. Já os jogos trazem conceitos de poupança e investimento, que também podem ser alcançados com a sustentabilidade!
O último dia de atividades contará com um time de voluntários da empresa, envolvendo momentos de leitura, uso dos jogos, estamparia e até arborização e plantação de mudas que serão doadas também durante as formações. As ações dos voluntários serão somadas a um trabalho iniciado durante a semana com profissionais do Instituto.
PROGRAMAÇÃO
Oficinas Práticas – Dias 24 e 25/10;
Horário: 08 às 17h
Formação em Mediação de Leitura, Pintura e Desenho, Xilogravura e Estamparia e Oficina de Educação Financeira com jogos educativos.
Evento de Encerramento – Dia 26/10
8h30 – Acolhimento na escola (No espaço literário, momento de entrega dos cantinhos de leitura montados durante a oficina prática)
9h às 10h – Projeto com Jogos de Educação Financeira (Rodada de jogos Piquenique e Bons Negócios)
10h – Coffee-break
10h30 – Estamparia de camisetas com Xilogravura produzida durante a oficina prática
11h15 – Plantio de mudas (Arborização da escola)
12h – Árvore do Compromisso (Pintura de Mãos dos participantes da Oficina)
Mais informações:
Gabriela Martins – Assessora de Comunicação Telefone: (85) 9 99227266
Sobre a Azulis
A plataforma Azulis oferece soluções digitais para pequenos microempreendedores individuais (MEIs), autônomos, Pequenas e Médias Empresas – incluindo serviços para gestão financeira e de cobrança, emissão de boletos, ferramentas gratuitas como lembrete DAS, e o primeiro marketplace de maquininhas de cartão do Brasil, incluindo informações sobre todas as maquininhas do mercado com preços e taxas atualizados, além de promoções exclusivas. Outras ferramentas e soluções já estão em desenvolvimento.
A plataforma Quero Empréstimo oferece opções personalizadas de empréstimo através de parcerias com algumas das principais financeiras do mercado. Através de algumas perguntas, o Comparador de Empréstimos da Quero Empréstimo mostra quais opções o usuário terá mais chances de ser aprovado.
A Azulis é uma start-up criada no Brasil e faz parte do grupo Red Ventures, que possui um amplo portfólio de empresas digitais no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra.
Informações para a Imprensa:
Giovana Iniesta (11) 3060-3367 giovana.iniesta@edelman.com
Gabrielle Chamiço (11) 3060-3163 gabrielle.chamico@edelman.com