“As atividades com os jogos Piquenique e Bons Negócios, iniciada como projeto piloto em mais de 90 escolas do Ceará, agora avança para fase de expansão internacional, com atuação em Santiago, do Chile”
Uma iniciativa que propõe ações lúdicas e criativas para o ensino da temática de educação financeira, utilizando dois jogos: Piquenique e Bons Negócios!
O projeto piloto com os jogos de educação financeira, promovido pelo Bank of America Merrill Lynch, United Way, com realização do Instituto Brasil Solidário em mais de 90 escolas do Ceará, avança para uma etapa importante de expansão internacional, onde serão desenvolvidas as mesmas atividades em escolas de Santiago, do Chile, já com previsão de início para março de 2019. No Brasil, a proposta quer garantir alcance das ações em pelo menos 100 mil alunos até o final do próximo ano!
Após dois anos de atuação do projeto nos municípios de Beberibe, Pindoretama e Cascavel, no Ceará, gerando impacto direto em mais de 20 mil alunos em toda a região, uma avaliação externa realizada este ano, apontou que 77% das escolas que receberam as ações melhoraram indicadores em conhecimento de educação financeira. Nesse período, educadores da rede pública de ensino receberam formação, acompanhamento, além de auxílio de material, incluindo a entrega de sequências didáticas junto com o manual de aplicação dos jogos, que foram distribuídos de forma gratuita dentro das escolas.
Como complemento à avaliação externa, foram gravados 6 episódios em formato de minidocumentários para web. Intitulados com o sugestivo nome “Além dos Muros da Escola”, os pequenos vídeos mostram a transformação por meio dos jogos em histórias que variam de pequenos negócios familiares criados à redução de conta na casa dos alunos e educadores que usam o material. Veja os vídeos Educação Financeira – “Além dos Muros da Escola” em : https://www.youtube.com/user/BrasilSolidario
Buscando repetir o mesmo desempenho acompanhado no Ceará, o projeto tem passado por uma etapa de planejamento e muito diálogo entre o Instituto Brasil Solidário e a Junior Achievement/JA Chile, que será responsável pela implementação das ações nas escolas em Santiago.
Durante o mês de novembro, foi promovida uma programação especial de visitas as escolas de atuação do projeto, onde representantes da JA Chile, América e Brasil, tiveram a oportunidade de ver as atividades acontecendo na prática dentro e fora de sala de aula, incluindo rodadas de jogos e reuniões com os educadores, diretores das escolas e a Secretaria de Educação dos municípios participantes.
“Estamos planejando a expansão do projeto para o Chile, com ações já em março de 2019, onde devemos alcançar aproximadamente 750 alunos em escolas de Santiago. Essa visita as atividades no Ceará foram muito importantes, pois, além do diálogo com os educadores, nós pudemos também entender o trabalho de acompanhamento e medição de impacto que vem sendo realizado pelo Instituto Brasil Solidário, nós vimos a importância do acompanhar todo o processo bem de perto junto as escolas, e queremos aplicar esse mesmo modelo no projeto piloto no Chile”, ressalta Gabriela Ferrai, Coordenadora da Junior Achievement America.
CAMPEONATO REGIONAL DOS JOGOS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA – CASCAVEL/CE
Diversão, aprendizado e até premiação para os alunos que estão se destacando no Projeto com os Jogos de Educação Financeira!
No próximo dia 07 de dezembro, acontece a fase final do I Campeonato Jogos de Educação Financeira: Piquenique e Bons Negócios, que está sendo promovida pela Secretaria de Educação do Município de Cascavel/CE, em parceria com o Instituto Brasil Solidário. A iniciativa surgiu após o envolvimento dos alunos e educadores em atividades que foram além dos muros da escola, abrangendo a educação financeira de forma interdisciplinar e com envolvimento na comunidade e até família dos alunos.
O campeonato foi dividido em 3 etapas, sendo a primeira com representantes das 43 escolas do município, a segunda já numa fase regional foi promovida uma competição entre as escolas, e para a reta final, restaram um representante de cada região onde as escolas estão localizadas, deixando para a disputa 14 competidores, sendo 7 jogadores dos jogos “Piquenique” e 7 jogadores do “Bons Negócios”.
“Os alunos estão muito empolgados, nós percebemos que as atividades com os jogos ajudaram em várias disciplinas, além da concepção de poupar e investir, que é algo muito trabalhado dentro da proposta dos jogos. Eu fiquei surpreso com o desempenho deles na primeira etapa do campeonato, todos muito empenhados e cheio de estratégias para comprar os produtos e consegui vender com maior margem de lucro, está sendo muito interessante, estamos felizes de ver essa evolução dos alunos”, enfatiza Júnior Fernandes, Técnico da Secretaria de Educação de Cascavel/CE.
Sobre os Jogos “Piquenique” e “Bons Negócios”
Com formatos direcionados para cada idade e etapa escolar, os Jogos “Piquenique” e “Bons Negócios”, trazem uma proposta dinâmica e didática de apresentar os desafios recorrentes do dia a dia, desde a estratégia de compra e venda até a tomada de decisões na aplicação dos recursos disponíveis, que podem se multiplicar ou se esgotar de acordo com a ação do jogador. A intenção é unir o entretenimento à uma ferramenta que serve de complemento nas disciplinas já vistas em sala de aula, estimulando o interesse dos alunos em aplicar as práticas adquiridas nos jogos em seu planejamento financeiro pessoal, seja em sua rotina pessoal diária, em família ou visando uma possibilidade futura de empreender.
Os jogos se complementam, na medida em que “Piquenique” visa familiarizar os alunos com o conceito e a prática de poupar, e o “Bons Negócios” o conceito e a prática de investir, ou seja, multiplicar o que foi poupado. Entendemos serem estes conceitos fundamentais capazes de por si mesmos aumentar a qualidade do comportamento financeiro e instigar os alunos a buscarem conhecimento mais aprofundado sobre planejamento financeiro em momento propício a cada um deles.
Para os alunos entre 6 a 10 anos de idade, o jogo de tabuleiro “Piquenique”, traz um formato leve e divertido, através do qual os pequeninos poderão imaginar um passeio ao ar livre com um grupo de crianças. Ao longo do percurso vão surgindo desafios que exigem tomadas de decisões e cumprimento de responsabilidades do dia a dia, como pagamento de contas. O objetivo é transmitir o conceito de poupar de maneira natural e próxima a realidade desses alunos. Já os estudantes entre 10 e 14 anos, o jogo de cartas “Bons Negócios”, visa primordialmente aproximá-los a experiência prática de investir e abrange ótimas oportunidades de instigar a negociação e uma visão ampla da rotina de um empreendedor já atuante.
Sobre o Bank of America Merrill Lynch
Parceiro do IBS desde 2016, o Bank of America é uma das principais instituições financeiras do mundo e tem como propósito promover a melhoria da vida econômica e financeira das pessoas e dos países em que está presente por meio do poder das conexões. Para isso, adota uma estratégia de crescimento responsável, com foco nas necessidades dos clientes, em um criterioso controle de riscos, visando à sustentabilidade em longo prazo. Bank of America Merrill Lynch é a marca para os negócios de banco comercial, investimentos e corretora, sendo um dos líderes globais também nesses segmentos. Na América Latina, possui escritórios em seis países, entre eles o Brasil, e atua no aconselhamento financeiro de empresas e investidores institucionais.
As ações de responsabilidade corporativa do Bank of America Merrill Lynch têm foco em educação financeira, empreendedorismo de impacto, projetos de desenvolvimento econômico e arte e cultura, uma vez que esses temas apresentam grande potencial de transformação e de geração de benefícios para os cidadãos e para toda a sociedade.
Mais informações para a imprensa:
Gabriela Martins – Assessora de Comunicação / Telefone: (85) 9 99227266
gabrielamartins.jornalismo@gmail.com