Após as enchentes de maio por todo o estado do Rio Grande do Sul, o Brasil se mobilizou para ajudar na reconstrução do estado. Doações chegaram para as causas mais urgentes e o Instituto Brasil Solidário segue dando sua contribuição, inclusive com mais doações chegando ao estado (em breve teremos novidades!).
Para além das doações, a parceria com a John Deere previa uma ação presencial em Montenegro (RS), que também foi atingido pela tragédia. Após alguns reagendamentos para que tivéssemos as condições ideais e logísticas, agora, finalmente aconteceu: dos dias 23 ao 25 de outubro o IBS foi ao município para cumprir uma agenda de levar oficinas culturais práticas à Escola Cinco de Maio, como parte de nosso Plano Bienal Brasil Solidário.
Com o tema “Conectando vidas, colorindo o mundo”, a ação tinha como missão resgatar as conexões humanas, e essas oficinas práticas trabalharam diferentes temas interdisciplinares para alunos de toda a escola, do 1o ao 9o ano. Dentre as oficinas oferecidas, destaque para Teatro (com Dança), Teatro do Bonecos, Oficinas Criativas, Música com Contação de Histórias, Fotografia, Leitura e duas modalidades de Desenho e Pintura.
Além das oficinas, o IBS também doou um acervo de 500 livros, que foram catalogados pela turma da Oficina de Leitura.
Ao final dessa jornada, além da emoção dessas entregas todas, havia também um sentimento de solidariedade e de companheirismo que foi muito cultivado desde que essa reconstrução do estado. Professores e alunos se sentiram renovados e motivados pelas atividades desenvolvidas e, para o IBS, isso tem um valor incalculável.