Os festejos juninos trouxeram, mais uma vez, o colorido e a alegria de uma das festividades mais aguardadas do ano no Brasil. Nesse período, o país se rende às ricas tradições nordestinas e todo o encanto e riqueza de personagens, lugares e histórias contadas e recontadas, das formas mais criativas possíveis. E é na escola onde o aluno exercita seu aprendizado e apresenta a seus familiares e à comunidade as riquezas de sua região, traduzidas na música, na dança, nas comidas típicas, nas rodas de quadrilha e nas apresentações de leitura. Quer sejam quadrinhas, poesias ou os tradicionais cordéis.
E nesse processo, os nossos jogos educativos Bons Negócios, Piquenique e PIC$, utilizados, tanto dentro das atividades, ou como complemento delas, foram grandes aliados de professores, alunos e corpo técnico das escolas, tornando essa, mais uma experiência inesquecível. Este ano, por meio do nosso São João Literário, que não chega a ser uma disputa, mas uma troca de saberes e experiências, as escolas parceiras do Instituto Brasil Solidário encheram nossos olhos com um vasto material.
Nossos números chamam a atenção, contabilizando a participação de 124 escolas públicas; 120 educadores; mais de 500 estudantes; 41 municípios e 9 estados brasileiros, alcançando a marca de 14.903 votos populares. Tivemos 40 Produtos Literários e 43 Quadrilhas Literárias finalistas. Com o inegável apoio do parceiro Cais Impactaê, startup educacional de impacto social que leva educação de qualidade e inclusiva aos estudantes de escolas públicas, foram realizados 4 Encontros Formativos on-line, para orientação dos participantes, além do suporte técnico pedagógico por meio de grupos de mensagens.
Para além dos números, por meio de Produtos Literários e Quadrilhas Literárias, os alunos expressaram seus talentos, habilidades de leitura, escrita e o entendimento sobre os jogos educativos e sua relação com o mundo atual, onde estamos inseridos social e economicamente, e nossa contribuição para mudanças significativas. Também, premiamos participações pelo Conjunto da Obra (Quadrilha e Produto Literário), com o Acervo IBS de mais de 500 livros, a serem entregues às escolas mais votadas.
Para finalizar, em nome de toda a equipe, o presidente do IBS, Luís Salvatore reforçou que “sem a dedicação, o entusiasmo, engajamento e o apoio de cada um de vocês, nada disso seria possível”.
“Com a participação de todos, desde os que inscreveram suas obras, até aqueles que acompanharam e apoiaram o projeto, foi fundamental para o êxito deste evento, ao lado do parceiro operacional, o Cais Impactaê”. – Luis Salvatore – IBS
- Confira o resultado da votação
Produtos Literários
Educação Infantil | Melhor Quadrinha
Escola Maria França de Jesus – São José de Piranhas (PB), com 5.005 votos válidos.
A Escola se inspirou no rico universo dos personagens do Sítio do Pica-Pau-Amarelo, de Monteiro Lobato.
Ensino Fundamental- Anos Iniciais | Melhor Livro de Poesia
EMEIF José Dias Guarita – Monte Horebe (PB), com 1.377 votos válidos.
Com o título “Versos de Valor: Educação Financeira Poética”, a escola rimou a valorização do Jogar e Aprender, no equilíbrio das finanças.
Ensino Fundamental- Anos Finais | Melhor Livro de Cordel
EMEF Santa Inês – Catalão (GO), 2.553 votos válidos.
O livro reuniu, em forma de cordel, diversos relatos dos alunos sobre sua relação com os jogos educativos, que ensinam a calcular, poupar, investir e equilibrar as contas.
EJA | Melhor Livro de Poesia
EMEF Zilmar Mendes Martins – Nova Russas (CE), 6.286 votos válidos.
Os versos falam da relação do homem com o campo, de onde ele tira seu sustento, e como equilibra suas finanças.
Quadrilhas Literárias
Educação Infantil
EMEIF Jonas de Sá Ramalho – Monte Horebe (PB), 4.566 votos válidos.
A Quadrilha Estrelas da Cidade Educadora revisitou a obra do poeta Patativa do Assaré.
- E. Fundamental/Anos Iniciais
Escola Erika Kethlen Andrade Barbosa – Bernardinho Batista (PB), 1.616 votos válidos.
A quadrilha da escola fez todo mundo dançar, ao som de Luiz Gonzaga, apresentando sua vida e obra.
- E. Fundamental/Anos Finais
Escola Municipal Santa Inês – Catalão (GO), 2.711 votos válidos.
A quadrilha homenageou o escritor e desenhista Maurício de Sousa e parte de sua obra, com os personagens Chico Bento e Rosinha.
EJA
EMEIF Idelfonso Manuel do Nascimento – Monte Horebe (PB), única finalista, com 14.903 votos válidos.
A obra, “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, foi o tema da quadrilha vencedora.
Premiação Especial pelo Conjunto da Obra (Produto Literário e Quadrilha Literária)
Acervo completo de livros IBS
Educação infantil
Escola Maria França de Jesus – São José de Piranhas (PB), com 8.586 votos válidos, pelo conjunto da obra.
Ensino Fundamental/ Anos Iniciais
Escola Municipal Antônio Pinheiro Santos – Catalão (GO), com 2.071 votos válidos, pelo conjunto da obra.
Ensino Fundamental/ Anos Finais
Escola Municipal Santa Inês – Catalão (GO), com 5.264 votos válidos, pelo conjunto da obra.