A turnê do IBS pela América Latina fez sua primeira escala na América Central, chegando em El Salvador! Seguindo o mesmo roteiro integrado ao Plano Bienal, a equipe IBS esteve pela primeira vez em El Salvador, levando toda a programação do nosso Intercâmbio Cultural. Realizado entre os dias 09 e 11 de agosto, o roteiro incluiu formações de leitura, visitas a embaixada brasileira no país e doação de acervo para as bibliotecas públicas, com foco em contribuir para a promoção de atividades culturais e literárias.
No caso de El Salvador, esse passo representa um marco ainda mais importante, por ser a primeira vez que a Secretaria de Estado de Cultura do país recebe oficialmente uma doação de livros, após anos de isolamento político e cultural, imposto pela guerra civil que assolou o país por 12 anos. Foram doados 300 livros, buscando expandir a oportunidade de disponibilizar obras de autores brasileiros nas bibliotecas locais, onde não se encontra títulos do nosso país.
Hoje, com a democracia e o estado reestabelecidos, existe uma política de segurança pública que tirou das ruas as “gangues” (milícias locais). Agora é a vez da cultura abrir suas portas para o mundo, e o IBS chega com essa parceria que atua em três bibliotecas públicas. São espaços físicos que representam a reconstrução de um país e que, no futuro, ganhará a primeira Biblioteca Nacional, que está sendo construída em parceria com a China.
Segundo Anayale Vasquez, Coordenadora da Secretaria de Cultura de El Salvador, o intercâmbio do IBS chega trazendo vários pontos essenciais para a mobilização da mediação e do incentivo à leitura no país. “Estamos muito gratos porque é a primeira vez que recebemos um intercâmbio cultural com essa magnitude e recebendo uma doação internacional de livros. Esperamos que esse seja só um passo para muitas ações conjuntas. Definitivamente os livros são portas a outros mundos, que nos permitem expandir o nosso conhecimento, conhecer novos vocabulários e absorver novas experiências. Estou feliz de ver essas atividades sendo realizadas em nossas bibliotecas”, ressaltou.
Uma particularidade sobre as bibliotecas de lá é que não há o sistema de empréstimo de livros, pois não há confiança entre as pessoas – uma realidade que esperamos ajudar a mudar no futuro com nossos melhores exemplos. Durante as formações, foram apresentados os projetos de impacto na leitura realizados nas escolas brasileiras, envolvendo desde orientações sobre a disposição do livro e os sistemas de empréstimo, até técnicas para trazer o aluno, o professor e a sociedade para perto dos livros e também para perto da literatura brasileira.
Para Fátima Rivera, bibliotecária da Biblioteca Digital Satélite, em El Salvador, é essencial ter livros de outros idiomas e culturas disponíveis na biblioteca pública, a fim de ampliar as oportunidades de conhecimento e aprendizado do público leitor. “Infelizmente não contávamos com livros da literatura brasileira em nossa biblioteca. Considero que isso é de suma importância, principalmente por ser um país que tem outro idioma. Não podemos limitar os livros apenas com escritores que falam espanhol. Com essa doação vamos poder nos aproximar da cultura do Brasil e fazer com que os visitantes conheçam mais deste país que tem uma vasta riqueza literária”, enfatizou.
Além das formações, foram realizadas visitas na embaixada brasileira no país, levando uma imagem positiva do Brasil ao exterior, através de projetos bem-sucedidos aqui. “Queria cumprimentar o IBS, com essas iniciativas louváveis. A questão do fomento à leitura é essencial, sobretudo no contexto imediatista atual, em que as coisas vêm em pílulas. Isso abre outras perspectivas para jovens leitores”, disse o embaixador Luiz Eduardo Villarinho Pedroso.
Como desdobramento disso, recebemos o convite do Ministério das Relações Exteriores do Brasil no Distrito Federal para uma conversa. Será uma grande oportunidade de apresentar nosso Intercâmbio Cultural na América Latina e, quem sabe, levar esse Brasil que dá certo a outros países.
Confira o vídeo do Intercâmbio Cultural em El Salvador: