Certo dia, Maria Edileusa Serafim Ventura, de São João do Tigre (PB), recebeu um link no grupo dos professores do município, junto de algumas informações passadas pelos coordenadores da Educação. Curiosa, fez a inscrição no curso EaD de Introdução à História da Arte. A princípio, temeu não conseguiu usar a plataforma e também por não ter internet em seu sítio. A plataforma ficou fácil depois de ouvir algumas dicas da filha e dos tutores da equipe IBS. “Amei o conteúdo! Foi muito útil para a minha prática pedagógica. Logo antes do término do primeiro curso, surgiu a inscrição para Desenho e Pintura. Não fiz a inscrição, confesso, por medo por não saber desenhar. Eu ainda não compreendia que não há desenho errado e que toda criação é válida. O que vale é a intenção”, diz ela.
O tempo passou e, em conversa com uma colega de trabalho ela ouviu que não havia nada complexo no curso de Desenho e Pintura. Foi a senha para que, dali em diante ela não perdesse mais nenhum curso do IBS. “Todos os cursos têm contribuído para o meu desempenho em sala de aula com o alunado e até para o meu dia a dia. Por exemplo, a a Educação Financeira com a minha família, a preservação do que é nosso no curso de Educação Ambiental. Desde 2022 estou lecionando na II fase com ciência e Arte. Portanto, o meu foco maior nos cursos do IBS tem sido na área de Arte: Oficinas Criativas, Xilogravura que é um encanto e Desenho e Pintura”, explica.
Hoje, ela reconhece o valor pedagógico de cada cursos que fez. “São de um valor imenso para ser trabalhado a qualquer nível escolar e a cada curso que faço me encanto mais e mais”, anima-se. O último curso feito foi o de Leitura na Primeira Infância, mesmo não trabalhando com alunos nesta faixa de idade. “Para mim o conhecimento deve ser amplo, preciso entender o porquê de meu aluno da II fase não gostar de ler e até ajudar meus colegas de trabalho a diminuir os problemas que enfrentam nos anos iniciais”, explica.
Os cursos expandiram seu olhar sobre a educação, passando a enxergá-la de forma mais ampla. “Estou dando um reforço para alunos do 1° e 2° ano e tudo só tem me ajudado a lidar com as diferenças de cada discente. Tenho compartilhado os links e falado da importância de cada curso e o comprometimento da equipe IBS”, finaliza ela.