“As formações, promovidas através do Projeto Ventos que Transformam, da Echoenergia, com realização do IBS, envolveram desde práticas de pintura e desenho, contação de histórias até uma proposta municipal de coleta seletiva dentro da escola”
Do coletor sustentável instalado logo na entrada, aos corredores tomados pelas cores vibrantes e cheias de expressão artística dos próprios alunos e educadores, a semana de oficinas práticas promovida pelo Instituto Brasil Solidário em Serra do Mel, uniu arte, sustentabilidade e muito protagonismo de toda a comunidade escolar da região.
Em mais uma edição das formações fomentadas através do Projeto Ventos que Transformam, a programação realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, reservou atividades dinâmicas e interativas, que ocuparam os laboratórios, o auditório e a biblioteca comunitária da Escola Estadual Padre José de Anchieta, com pincéis, livros e muito material reciclado como matéria prima para as propostas pedagógicas, que podem ser replicadas de forma simples e acessível dentro e fora do ambiente escolar.
A proposta contou ainda com uma oficina de educação ambiental com montagem de uma horta e canteiros verdes na Escola Municipal Vila Rio Grande do Norte, aproveitando uma área localizada ao lado da cozinha de preparação da merenda escolar. A atividade proporcionou para além da integração de uma proposta interdisciplinar de educação ambiental, a oportunidade de agregar uma alimentação saudável com hortaliças orgânicas e frescas na rotina dos alunos, sendo colhidas no próprio quintal da escola.
“Temos professores agraciados com a leitura, com as capacitações continuadas de leitura, de desenho e pintura e isso vai contribuir muito em nossas atividades pedagógicas, esses que estão participando, vão poder replicar para os demais professores, e com implantação da horta escolar, vendo nossos alunos tão envolvidos, plantando e participando de todo o processo de aprendizagem, é algo enriquecedor e que vai gerar um impacto direto na alimentação dessas crianças e na própria preparação da merenda”, destacou Íris Maria, Diretora da Escola Vila RN.
Ainda nas ações de Educação Ambiental, foi lançada a proposta do Projeto LEVE – Local de Entrega Voluntária Escolar, tornando a escola um ponto chave para a coleta seletiva. Buscando sensibilizar os alunos sobre a importância da reciclagem e o descarte correto dos resíduos sólidos, a turma foi visitar o Lixão do município e foram surpreendidos com a quantidade de materiais que poderiam ser reaproveitadas e a rotina dos catadores dentro desse espaço. “Os alunos já falam em montarmos uma cooperativa de coleta seletiva após essas atividades, esse resultado nos deixa muito animados, pois algo que a Secretaria vem tentando sozinha, com a formação, sentimos que vamos poder trabalhar junto com a escola, essas aulas vão terminar, mas o aprendizado permanece na vida dessas crianças”, enfatizou Keyla Oliveira, Gerente de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente de Serra do Mel.
Já na biblioteca comunitária da escola, nossos Anjos da Leitura vieram cheios de inspiração não só dos educadores, mas de toda a turma de alunos que participava da oficina, cada vez mais atentos, curiosos e com sede de se aprofundar em todo o acervo literário doado para acesso livre da comunidade. “Eu amo esse espaço da biblioteca, já tenho minha carteirinha, quando acabo de ler um livro já pego outro em seguida, acho que é muito importante o projeto trazer essa questão do incentivo à leitura, da cultura para os alunos e não só pra escola, mas pra toda a comunidade, porque todo mundo precisa de um pouco de cultura na vida”, destacou a estudante do 8º ano, Silvia Rakely Barbosa, de 13 anos.
A etapa de oficinas práticas presenciais, consolidou um trabalho continuado que vem sendo mobilizado durante todo o ano com Formações EaD de Artes, Cidadania, Educomunicação e Incentivo à Leitura, junto as atividades do Plano Bienal Brasil Solidário, incluindo uma plataforma exclusiva para o curso e todo o apoio e acompanhamento da equipe de coordenação pedagógica do IBS. A programação das oficinas já conta com uma segunda edição prevista para serem realizadas nos 28, 29 e 30 de novembro, onde serão ofertadas oficinas de Fotografia, Teatro de Bonecos e Educação Financeira com inscrições abertas para toda a rede pública de ensino do município.
Mais informações para a imprensa:
Gabriela Martins – Assessora de Comunicação
Telefone: (85) 9 99227266