Podemos provocar interação e protagonismo mesmo no ensino remoto? A programação das Formações EaD do Instituto Brasil Solidário, vem para reforçar que é possível trabalhar com a aprendizagem ativa, unindo leitura, sustentabilidade, artes, cultura e muitas atividades práticas mesmo através das aulas online e por plataformas digitais.
O calendário das oficinas IBS, que desde o início do ano vem proporcionando um suporte pedagógico para educadores das escolas da rede pública de ensino de todo o país, começa o mês de maio com muitas novidades na programação, abrindo vagas para Fotografia, Xilogravura, Teatro de Bonecos e Oficinas Criativas, além das Formações em Incentivo à Leitura, Educação Ambiental e Educação Financeira, que já foram ofertadas nesse primeiro semestre.
A proposta, faz parte das ações do Plano Bienal Brasil Solidário, e estão sendo ofertadas de forma gratuita para 52 municípios de várias regiões do Brasil. O diálogo e articulação para as inscrições, acontece em parceria com a Secretarias de Educação dos municípios atendidos pelo projeto, com datas e horários variados, dando a oportunidade dos participantes escolherem o melhor período dentro de sua rotina escolar.
As oficinas tem possibilitado ainda um suporte de material para cada área atendida pelas Formações, na área de Artes, como as Oficinas de Pintura e Desenho e Xilogravura, os educadores receberam um kit completo para as atividades práticas, envolvendo desde pincéis, tinta acrílica de diversas cores, giz de cera, lápis de cor, canetinhas, até diferentes formatos de papéis e uma tela para desenho.
Para a Formação de Leitura, as escolas beneficiárias tem recebido um acervo literário com cerca de 200 livros para a biblioteca das escolas, o apoio se estende também para o projeto com os Jogos de Educação Financeira, onde são doados os jogos Piquenique e Bons Negócios, além do Kit “Práticas de Educação Ambiental”, que envolve uma coletânea completa com um passo a passo das tecnologias sustentáveis mobilizadas nas oficinas práticas do Instituto Brasil Solidário, com apresentação de todo o material durante a Formação EaD.
Segundo o educador Roberto Gomes, que leciona Geografia na Escola Padre Camilo Torrend, em Dias D’ávila/BA, as oficinas do IBS têm possibilitado um novo olhar e muitas ideias criativas para o ensino remoto, ampliando as oportunidades de agregar aulas dinâmicas e que reforçam o protagonismo dos alunos.
“Eu sempre pautei meus planejamento no conteúdo do livro didático, mas este ano tive a oportunidade de participar da Oficina de Educação Ambiental do IBS e o curso foi de suma importância para que eu percebesse a necessidade de mudar a minha maneira de planejar e de ministrar as aulas, notei o quanto é importante colocar o estudante como protagonista, isso foi reforçado ainda mais no curso de Metodologias Ativa da Aprendizagem, onde encontrei novas ferramentas para o processo educativo dos estudantes. A partir desses dois cursos me considero bem mais preparado para planejar aulas corroborando com a BNCC, com os objetivos da ONU e com os eixos de atuação que o IBS nos apresentou, com tantas atividades interdisciplinares”, ressaltou.
As formações estão sendo realizadas junto a uma rede de apoio, capacitação e escuta aos educadores da rede pública de ensino, disponibilizando uma equipe pedagógica que auxilia no acompanhamento dos conteúdos dentro de cada área temática, incluindo modelos e dicas para a elaboração dos planos de aulas de forma mais inclusiva e participativa no ensino remoto.
Para esse semestre, estão sendo ofertadas inscrições nos municípios de Petrolina (PE), Manari (PE), Porto Nacional (TO), Novo Acordo (TO), Ponte Alta do Tocantins (TO), Campo Verde (MT), São José dos Campos (SP), Bragança (SP), Dias D’ávila (BA), Luis Eduardo Magalhães (BA), Ibitiara (BA), Lençóis (BA), Palmeiras (BA), Ibitiara (BA), Irecê (BA), Iraquara (BA), Boquira (BA), Gentio do Ouro (BA), São Gabriel (BA), Canudos (BA), Camaçari (BA), São João da Mata (BA), Central (BA), Lagoa Nova (RN), Serra do Mel (RN), Natal (RN), Cerro Corá (RN), Balsas (MA), Barreirinhas (MA), Carolina (MA), Cabaceiras (PB), Esperança (PB), São João do Tigre (PB), Queimadas (PB), Cascavel (CE), Eusébio (CE), Tianguá (CE), Jijoca de Jericoacoara (CE), Beberibe (CE), Pindoretama (CE), Ubajara (CE), Tamboril (CE), Crateús (CE), Sobral (CE), Juazeiro do Norte (CE), Quatipuru (PA), Primavera (PA), Tracuateua (PA), São Raimundo Nonato (PI), Poço das Trincheiras (AL), Alto Paraíso (GO), Jaíba (MG), Poço Redondo (SE).
As diversas ações do Instituto Brasil Solidário são financiadas por: Palmeirinha Ação Social, Bank of América, Echoenergia, Bayer, Banco HSBC, OMINT Saúde e Seguros, Temasek, Machado Meyer Advogados e Veirano Advogados, além de participantes pessoa física, via Lei Rouanet.
Mais informações:
Gabriela Martins – Assessora de Comunicação
Telefone: (85) 9 99227266